TUMA: GOVERNO DEVE CONSIDERAR MERCOSUL AO ADOTAR MEDIDAS ECONÔMICAS



Diante das repetidas crises econômicas mundiais, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) recomendou hoje (dia 11) às autoridades econômicas maior cautela no tratamento de "questões de importância para o país" como o Mercosul, argumentando que a integração econômica é fundamental para a consolidação do Brasil entre as grandes economias mundiais. "O pacote fiscal afetou, no mínimo, nossos parceiros no Mercosul", alertou.

- A globalização não permite que problemas econômicos fiquem restritos a determinadas regiões do mundo. O Brasil, pela sua importância, tornou-se peça fundamental para a estabilidade da economia intra-regional, numa demonstração de que as responsabilidades brasileiras vão além de suas fronteiras físicas - afirmou o senador.

Romeu Tuma chamou atenção para as revelações de envolvimento entre grandes instituições financeiras do Japão com o crime organizado. "Enquanto não se combater de forma efetiva o crime organizado ninguém estará livre da chantagem e da extorsão, que podem fazer quebrar conglomerados e instituições financeiras", afirmou o senador lembrando que a quebra dos bancos japoneses e de outros países asiáticos afetam diretamente o lucro de empresas ocidentais, especialmente as norte-americanas.

- A crise financeira internacional parece não ter fim. As autoridades monetárias mundiais parecem impotentes para controlar suas próprias economias. Os instrumentos clássicos das ciências econômicas já se mostram inadequados para aliviar os tremendos efeitos que podem ser produzidos por essa enorme massa de capitais voláteis que circulam de forma globalizada, em questão de segundos - alertou o senador. Ele disse que o governo está atento, "podendo apelar para novos instrumentos de política econômica, caso a crise internacional se agrave".



11/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BRASIL DEVE ADOTAR MEDIDAS PROTECIONISTAS, DIZ SUB-PROCURADOR

Collor diz que o Brasil deve adotar políticas que contribuam para o desenvolvimento dos parceiros do Mercosul

Walter Pinheiro diz que governo acerta nas medidas econômicas

Governo anuncia medidas econômicas para o setor elétrico

DOM MAURO MORELLI DEFENDE AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS ECONÔMICAS DO GOVERNO

Eunício Oliveira manifesta apoio a medidas econômicas do governo federal