Projeto de Suplicy cria cadastro nacional de devedores de alimentos



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou projeto de lei que prevê a criação do Cadastro de Proteção ao Credor de Alimentos (CPCA), em que será inscrito o nome dos devedores de alimentos judiciais em atraso com suas obrigações, a partir de três prestações atrasadas, sucessivas ou não, estabelecidas por concessão liminar, sentença ou homologação de acordo judicial ou extrajudicial.

Na justificativa da proposta, Suplicy explica que o projeto objetiva extinguir impasses vividos na esfera jurídica, além de solucionar o problema de muitas famílias que dependem do pagamento de alimentos para sobreviver.

"Exponencialmente, cresce o número de cidadãos que vêm se utilizando da falta de um cadastro único e nacional acerca do pagamento de alimentos, além dos já conhecidos expedientes processuais para deixarem suas famílias e, principalmente, seus filhos desamparados. Muitas vezes os devedores possuem condições de prover os alimentos, mas não o fazem visando desestimular o amparado ou obrigá-lo a recorrer rotineiramente ao Judiciário", explica o senador.

O projeto (PLS 198/08), que autoriza o Executivo a criar o cadastro, subordinado ao Ministério da Justiça, encontra-se na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde tem como relatora a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE). Se for aprovado, será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.



16/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Suplicy cria cadastro de devedores de pensões alimentícias

CAS discute projeto que cria o Cadastro Nacional de Moradias

CAE aprova projeto que cria cadastro nacional de fornecedores inidôneos

Vídeo | Projeto cria cadastro nacional de obras públicas inacabadas

PROJETO DE CAMPOS EXCLUI MUTUÁRIOS EM ATRASO DO CADASTRO DE DEVEDORES

Ministério cria cadastro nacional de entidades de assistência social