ODACIR SOARES DEFENDE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL



O senador Odacir Soares (PTB-RO) destacou o lançamento pelo governo de Rondônia do projeto Úmidas,que pretende elaborar uma estratégia para o desenvolvimento sustentável do estado que alcance até o ano de 2020. Conforme disse, o relatório final do projeto, que tem o apoio do Banco Mundial, deve ficar pronto em fevereiro do próximo ano.

- O horizonte da proposta, o ano de 2020, pode parecer ambicioso, longínquo, mas não há como deixarmos de olhar com visão prospectiva para a problemática da produção agrícola, industria e do desenvolvimento sustentável de Rondônia - disse.

De acordo com Odacir Soares, iniciou-se, em 1996, uma discussão entre os governos estadual e federal em busca de uma estratégia para um projeto de desenvolvimento de Rondônia. Segundo o senador, o Banco Mundial mostrou interesse em apoiar o Úmidas, na dependência de alguns aspectos, tais como o ajuste fiscal-financeiro do estado e o consenso sobre as prioridades de longo prazo.

- Rondônia reúne características ímpares, enquanto objeto de estudo para uma estratégia de desenvolvimento sustentável. É, sem dúvida, o caso mais eloqüente, no Brasil, de ocupação desordenada da fronteira de colonização interna. O acelerado processo de ocupação do estado acarretou um grande impacto ambiental no ecossistema amazônico - salientou.



17/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR SOARES DEFENDE OCUPAÇÃO RACIONAL DA AMAZÔNIA

ODACIR SOARES DEFENDE MODERNIZAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

ODACIR SOARES: PAPA INCOMODA PORQUE DEFENDE O DIREITO À VIDA

ODACIR SOARES DESLIGA-SE DO PFL E INGRESSA NO PTB

EDUCAÇÃO É PRIORIDADE PARA ODACIR SOARES

ODACIR SOARES PROPÕE REDUÇÃO DE POLUENTES