ODACIR SOARES QUER TAXAS DE JUROS MAIS RACIONAIS



O Brasil só irá crescer, criar empregos e novas oportunidades de desenvolvimento se as taxas de juros forem mais racionais,civilizadas e próximas dos padrões internacionais. A opinião foi manifestada pelo senador Odacir Soares (PFL-RO), que apelou ao presidente Fernando Henrique Cardoso "para que se mantenha firme e perseverante na decisão de reduzir as taxas de juros praticadas na economia".

Odacir Soares observou que o Brasil tem sido um dos países mais afetados pelos efeitos adversos da grave crise que atingiu as economias asiáticas, pois a grande dependência de capitais externos, necessários ao financiamento do desenvolvimento, o obriga a adotar políticas fiscais e monetárias muito restritivas, "geradoras de desemprego e de queda na renda nacional".

O senador enfatizou que a economia brasileira vem sendo muito prejudicada por manter, nos últimos anos, taxas de juros das mais elevadas de todo o mundo, o que aumentou fortemente o déficit público e destruiu muitas empresas e pequenos produtores. Com a globalização da economia, o acirramento da concorrência em termos mundiais e a luta constante pela redução de custos - acrescentou -, as pequenas empresas brasileiras têm sido as grandes vítimas da política de juros altos:

- A empresa privada nacional é prejudicada, o setor público também é afetado, pois igualmente paga juros elevados, mas o maior de todos os lesados é o cidadão brasileiro, que é obrigado a pagar todos os custos do governo e de todos os bens, serviços e produtos que adquire nas empresas privadas, tudo com elevados juros embutidos.

Para combater essa situação, Odacir Soares não defende uma mudança econômica radical, "capaz de colocar em risco a estabilidade monetária e o próprio Plano Real":

- Desejamos, sim, mudanças adequadas, capazes de reduzir juros, de permitir o crescimento econômico, o aumento do nível de emprego, a redução da inadimplência, uma melhor distribuição da carga tributária, sem criar desequilíbrios econômicos desnecessários.



30/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR SOARES QUER MAIS QUALIDADE E RECURSOS PARA ENSINO BÁSICO

ODACIR SOARES QUER CENSOS BIANUAIS EM REGIÕES PIONEIRAS

ODACIR SOARES QUER CENSOS BIANUAIS EM REGIÕES PIONEIRAS

ODACIR SOARES PEDE MAIS VERBAS PARA CALHA NORTE

Caixa reduz taxas de juros em até 88% para mais de 25 milhões de clientes

CARLOS BEZERRA DEFENDE QUEDA MAIS RÁPIDA DAS TAXAS DE JUROS