ODACIR SOARES REFORÇA COMBATE A DISTORÇÕES NO SISTEMA EDUCACIONAL



O senador Odacir Soares (PTB-RO) considerou injustificável a concentração no ensino superior da maior parcela dos recursos destinados à educação, em detrimento dos níveis médio e básico de ensino. Ele destacou anúncio feito pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, na VI Conferência da Academia de Ciências do Terceiro Mundo, de que seu governo pretende reverter esse quadro.

Para o senador, a atual inversão de prioridades explica o elitismo do acesso à educação no país, onde apenas seis de cada 100 alunos que ingressam no sistema de ensino, chegam ao ensino superior.

- É sob todos os aspectos louvável a decisão do presidente Fernando Henrique de pôr fim a essa aberração, revertendo a prioridade orçamentária educação básica, a fim de garantir o acesso de todas as crianças brasileiras (cerca de 40 milhões) à escola básica, assegurando-lhes educação de qualidade - afirmou.

Por outro lado, Odacir Soares discordou do presidente quando este criticou o aumento da procura por bolsas de estudo como alternativa à falta de empregos oferecidos pelo setor produtivo. Segundo o senador, o que os estudantes buscam é, ao contrário do que disse o presidente, ampliar sua qualificação para melhor competir por um emprego, numa economia em recessão.

Ele recomendou uma maior aproximação entre universidades e empresas para que aquelas possam crescer em produtividade e eficiência administrativa.



30/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR SOARES APÓIA CRIAÇÃO DE SISTEMA DE AGRONEGÓCIOS

ODACIR SOARES DESLIGA-SE DO PFL E INGRESSA NO PTB

EDUCAÇÃO É PRIORIDADE PARA ODACIR SOARES

ODACIR SOARES PROPÕE REDUÇÃO DE POLUENTES

ODACIR SOARES REGISTRA ANIVERSÁRIO DA EMBRAPA

ODACIR SOARES REGISTRA ANIVERSÁRIO DA EUCATUR