Oferta de remédios para asma cresce 54%



Mais de 71 mil pessoas retiraram os medicamentos das farmácias populares, desde o início da gratuidade, em junho

Desde que o programa Saúde Não tem Preço passou a entregar medicamentos para asma de forma totalmente gratuita à população, em 4 de junho, o número de beneficiados já aumentou em 54% em todo o País. Até terça-feira (3), 71.607 mil pessoas retiraram os antiasmáticos das farmácias populares. O número é 35% maior à quantidade de pessoas que haviam comprado os medicamentos com desconto nas farmácias populares, 30 dias antes do início da gratuidade.

Até o dia 4 de junho, o governo federal arcava com 90% do custo dos remédios e os consumidores com 10%. Agora, três medicamentos para a doença são oferecidos de graça. No Rio Grande de Sul, o crescimento do número de pacientes que retiraram medicamentos chegou a 84%, onde 18,8 mil pessoas foram beneficiadas com a gratuidade. Minas Gerais foi o estado com maior número de pacientes atendidos, chegando a 19,3 mil atendidos.

A ação integra o programa Brasil Carinhoso, lançado em maio, cujo objetivo é tirar da miséria crianças de 0 a 6 anos de idade. Os antiasmáticos foram incluídos na ação Saúde Não Tem Preço, ao lado dos 11 medicamentos para hipertensão e diabetes, ofertados gratuitamente desde fevereiro de 2011. Para retirar os medicamentos, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de sua validade.

Nas 554 unidades próprias é ofertado um tipo de remédio para asma, já nas mais de 20 mil farmácias da rede privada, conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular, são ofertados três medicamentos (ver tabela). A incorporação destes medicamentos ampliará o orçamento atual do Saúde Não Tem Preço em R$ 30 milhões por ano.

 

Leia mais:

Encontre as farmárcias credenciadas no Aqui Tem Farmácia Familiar

Em duas semanas, oferta de medicamentos para asma cresce 30%

Benefício do Brasil Carinhoso começa a ser pago no dia 18 de junho 

Começa distribuição de remédio para asma

 

Fonte:
Ministério da Saúde

 

05/07/2012 13:31


Artigos Relacionados


Oferta de medicamentos para asma cresce 30%

Remédios para asma já beneficiaram 260 mil pessoas

Gratuidade de remédios para asma já beneficiou quase 84 mil pessoas

Mais de 141 mil pacientes receberam remédios para asma em dois meses

Remédios gratuitos para asma só poderão ser distribuídos com receita médica

Tourinho quer ampliar oferta de remédios para população carente