Olimpíadas do Conhecimento ganham espaço nas escolas



 Competições e desafios educacionais ganham cada vez mais espaço nas escolas públicas e privadas do país. Nos últimos anos, as Olimpíadas do Conhecimento, como são chamadas, vem fazendo tanto sucesso que hoje existe praticamente uma para cada disciplina. A mais popular delas é a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), do Ministério da Educação (MEC), que recebeu 19 milhões de inscrições para a edição deste ano.

Para os educadores, as competições podem ter efeito positivo na aprendizagem, mas é preciso se atentar para o excesso de competitividade. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonato, a competição estimula o aluno a superar seus limites, uma vez que a motivação se transforma em esforço. Entretanto, “é preciso ficar atento ao excesso de cobrança, que pode causar angústia e prejudicar o aprendizado”, completa.


Para o professor Márcio Lopes, do Colégio Polivalente de Brasília, os efeitos da olimpíada no aprendizado são positivos. “Muitos alunos ficaram empolgados com o estilo da prova e passaram a se interessar mais pela matéria. A competição muda a rotina da sala de aula, faz despertar interesse”, afirma.


Segundo Bombonato, as escolas devem trabalhar as diversas habilidades do aluno, participando de olimpíadas de diversas áreas. “Os alunos vão se dando conta de suas competências se isso for bem trabalhado pela escola. Não dá para esperar que todo mundo seja bom em matemática, por exemplo. As diferenças individuais precisam ser respeitadas”, alerta a psicopedagoga.


Algumas olimpíadas ainda estão com inscrições abertas. Veja:


- Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro: até 14 de maio, redes estaduais e municipais podem se inscrever alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Depois do cadastro, os professores interessados fazem adesão. Informações: www.escrevendoofuturo.org.br


- Olimpíada Brasileira de Física: Inscrições até 6 de agosto pelo site www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2010. O credenciamento deve ser feito pelos próprios professores. Podem participar alunos do 9º ano do ensino fundamental e de ensino médio. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Física e os primeiros colocados poderão participar de competições internacionais. 


- Olimpíada Brasileira de Biologia: As inscrições vão até 27 de abril, pelo site www.anbiojovem.org.br. Podem participar estudantes dos três anos do ensino médio. Os quatro primeiros colocados vão compor a equipe brasileira que vai para a Olimpíada Internacional de Biologia na Coréia.

 

Fonte:
Agência Brasil 

 

19/04/2010 16:32


Artigos Relacionados


Aníbal: olimpíadas de conhecimento estimulam ensino público

Municípios-sede da Copa e das Olimpíadas ganham exceção às regras de endividamento

Cultura: Curtas ganham mais espaço no MIS

Direitos do consumidor ganham espaço na pauta da CMA

Carnes brasileiras ganham mais espaço em 2014

Transp. Metropolitanos: Mulheres ganham espaço na CPTM