Olivir, sem partido, assume mandato em licença de Álvaro Dias
O professor Olivir Gabardo assumiu nesta segunda-feira (11) a vaga do senador Álvaro Dias (PDT-PR), que se licenciou por quatro meses para tratar de assuntos particulares. Ao tomar posse, ele comunicou não integrar nenhum partido, pois na semana passada se desfiliou do Partido Democrático Trabalhista (PDT) por discordar da maneira condescendente com que sua ex-agremiação reagiu ao descumprimento de acordo com o PT no segundo turno da eleição no Paraná.
De acordo com Gabardo, PT e PDT fecharam acordo de apoio recíproco em nível nacional e -isso deveria significar uma aliança no Paraná entre os candidatos desses partidos para a Presidência da República e o governo do estado, como ocorreu em diversas outras unidades da federação-. No entanto, acrescentou Gabardo, -o PT não honrou esse pacto, trabalhando ativamente para a candidatura do seu adversário, o senador Roberto Requião, filiado ao pelo PMDB, partido adversário do PT em âmbito nacional-.
Gabardo apontou ainda -favorecimento decisivo- da Justiça Eleitoral, por não impedir a interferência petista em favor de Requião, contra Álvaro Dias e o acordo nacional firmado entre PT e PDT. A chamada -Onda Lula-, na opinião do senador, não teria sido suficiente para modificar o resultado da eleição.
A divulgação de pesquisas eleitorais na véspera das eleições também contribuiu para alterar o resultado eleitoral no Paraná, afirmou Gabardo, para quem essas pesquisas têm um poder indutivo sobre os indecisos, influenciando-os no sentido de votar nos candidatos melhor colocados.
- É fundamental que se distanciem as pesquisas da data do pleito, para que os eleitores não sejam contaminados por tendências conjunturais de última hora - afirmou.
Olivir Gabardo, que foi fundador do MDB no Paraná e deputado federal por três legislaturas, encerrou seu pronunciamento fazendo um agradecimento a sua família.
11/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flávio Torres assume mandato na licença de Patrícia Saboya
Ulisses Riedel assume a 16 dias do fim do mandato
Alvaro Dias assume a liderança dos tucanos no Senado
Alvaro Dias assume a liderança da Minoria no Senado
Álvaro Dias assume compromisso pela anulação da venda da Copel
Álvaro Dias reassume mandato de senador