ONU apela para melhor qualidade de ambiente de trabalho a fim de evitar doenças crônicas



O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou aos empresários para que proporcionem um ambiente saudável de trabalho aos funcionários. Segundo ele, 60% das doenças não transmissíveis – como câncer, diabetes, problemas respiratórios e ocorrências de acidente vascular cerebral (AVC) – podem ser evitadas quando os fatores de risco são reduzidos. O apelo dele é um alerta sobre a possibilidade de as doenças aumentarem até 2030.

Segundo Moon, as doenças crônicas são responsáveis pela morte de 35 milhões de pessoas, por ano no mundo, a maioria com menos de 70 anos. A estimativa das Nações Unidas é que até 2030, as doenças crônicas aumentem, em pelo menos 50%, nos países da África, do Oriente Médio e do Sudeste da Ásia.

Em setembro, a Assembleia Geral da ONU promove uma Reunião de Alto Nível sobre a Prevenção e Controle de Doenças Não transmissíveis, em Nova York. A previsão é reunir presidentes da República, primeiros-ministros e ministros para os debates, além de representantes da iniciativa privada. "É preciso ter visão política e de mobilização de recursos entre os setores, entre os ministérios e ir além das fronteiras”, disse Moon.


Fonte:
Agência Brasil

 

24/02/2011 18:08


Artigos Relacionados


Saúde vai apresentar à ONU plano de ação para doenças crônicas não transmissíveis

Saúde lança plano para reduzir taxa de mortalidade por doenças crônicas

Plano para reduzir doenças crônicas incluirá obesidade em crianças e adolescentes

Plano de combate a doenças crônicas prevê ações para envelhecimento ativo

Saúde lança plano para reduzir mortes por doenças crônicas não transmissíveis

Paulo Davim elogia criação de rede de atenção para doenças crônicas