Onyx propõe limite para taxa da Uergs
A intenção do parlamentar é limitar a 5% do salário mínimo regional o valor máximo para a taxa de inscrição. "Se tivéssemos estipulado este parâmetro na Lei de criação da Uergs o valor máximo que poderia ser cobrado dos alunos é de R$ 12,50 ao invés dos R$ 51,00 efetivamente cobrados" observa Onyx.
Para o parlamentar, o alto valor cobrado funcionou como um limitador para o número de inscritos. Apenas 12 mil. O parlamentar reforça a sua tese lembrando que o total de inscritos para trabalhar na Uergs foi de quase três vezes (34.334). "As vésperas da realização do 1º vestibular de sua história, nos dias 9 e 10 de março, estamos procurando corrigir as distorções e tornar a Uergs em uma instituição verdadeiramente voltada para o atendimento dos carentes, em uma instituição de inclusão e, não excludente como se apresenta neste primeiro vestibular", argumenta.
Segundo Onyx Lorenzoni é por esta razão, que está sendo proposto um mecanismo limitador para o valor da inscrição como forma de garantir aos carentes economicamente o pleno acesso a Universidade Pública Estadual e assegurar que a nova instituição possa verdadeiramente cumprir como seu compromisso social.
02/19/2002
Artigos Relacionados
Onyx constata que Uergs deu preferência a algumas universidades para convênios
Onyx aciona MP contra pós-graduação da Uergs
Onyx questiona criação de pós-graduação pela Uergs
Pós-graduação da Uergs formará militantes, segundo Onyx Lorenzoni
Maria do Rosário rebate críticas de Onyx sobre as taxas da Uergs
Onyx propõe mudança no ingresso da carreira da Brigada Militar