Oposição começa busca por assinaturas para CPI mista da corrupção



Os partidos de oposição no Senado e na Câmara dos Deputados decidiram começar nesta quinta-feira (11) a coleta de assinaturas para a criação de uma comissão parlamentar mista para investigar corrupção no Executivo. Por meio de site multipartidário na internet, os oposicionistas querem ainda informar a sociedade sobre o andamento da mobilização, inclusive divulgando os nomes de senadores e deputados que apoiarem o requerimento.

- O site servirá para mostrar à população quem quer e quem não quer investigar essa sucessão de fatos escandalosos que têm acontecido - comentou o senador Demostenes Torres (GO), líder do DEM.

A iniciativa da CPI mista foi anunciada após reunião na liderança do PSDB do Senado, ao final da manhã, com integrantes da oposição nas duas Casas. Os líderes consideram insuficiente a estratégia do governo de estimular a vinda de ministros ao Congresso para prestar esclarecimentos sobre as denúncias. Consideram também que a corrupção está espalhada em diversos setores do governo e, por isso, deve ser criada uma CPI abrangente.

- Por isso será uma CPMI abrangente sobre todos os assuntos que estão sendo denunciados, inclusive sobre a questão da [área] saúde, que nem ao menos foi mencionada - comentou o senador José de Agripino (DEM-RN).

Para que uma CPI mista possa ser criada, são necessárias as assinaturas de pelos menos 27 senadores e 171 deputados. Mesmo com o insucesso das recentes tentativas de criação de CPIs em cada uma das Casas, os líderes acreditam que será possível conquistar o número regimental necessário. Para o líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA), a disseminação das denúncias favorece o êxito na busca de assinaturas.

Dissidentes

A oposição conta ainda com o apoio de dissidentes da base governista, especialmente de integrantes do PR ainda insatisfeitos com a exposição do partido em decorrência das denúncias que forçaram a saída do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, indicado pelo partido e que agora reassumiu o cargo de senador. Conforme Agripino, houve maior imputação sobre o PR, embora os erros estejam diluídos entre diversos partidos da base

- Aqueles que quiserem passar a limpo a sua história, como o PR, vão caminhar para assinar um instrumento de verificação de onde está a culpa. É um instrumento de legítima defesa e de aquisição de um discurso para evitar a morte do partido - avaliou Agripino.

CPI dos Transportes

A iniciativa da CPI mista não significa que devem ser deixados esforços para investigações específicas em cada Casa. Demostenes Torres informou que faltam apenas duas assinaturas no requerimento para criar a CPI dos Transportes no Senado e outras cinco para CPI do BNDES.



11/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição começa a colher assinaturas para CPI mista do Caso Palocci

Oposição começa a coletar assinaturas para criar CPI que investigará denúncias de corrupção

Oposição vai buscar, unida, assinaturas para CPI da Corrupção

Oposição tentará criar CPI mista para investigar corrupção no governo

Alvaro Dias recolhe assinaturas para fazer CPI mista

Pedido de CPI mista para investigar obras da Copa já tem assinaturas suficientes