Oposição obstrui e Senado adia pauta



Por falta de quórum o Senado adiou para esta quarta-feira (24) a votação, em primeiro turno, de quatro propostas de emenda à Constituição (PECs), que necessitam de 49 votos favoráveis para aprovação. Além disso, as demais matérias foram adiadas após o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) advertir ao presidente do Senado, José Sarney, que o PSDB e o PFL pediriam verificação de quórum caso houvesse votações.

A primeira das emendas constitucionais, a PEC 64/99, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), determina o comparecimento anual do presidente da República ao Congresso, na abertura da sessão legislativa. A PEC 29/02 amplia o prazo de vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). A PEC 1/03 estabelece que os idosos recebam seus benefícios em dinheiro. E a PEC 57/03 cria o Plano Nacional de Cultura.

Também tiveram votação adiada os projetos de lei da Câmara (PLCs) 148/01, que trata de normas para consórcios públicos, e 83/03, que dá o nome do poeta Carlos Drummond de Andrade ao aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha (MG). O projeto de lei do Senado (PLS 9/03) proposto pela comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigou as organizações não-governamentais também foi adiado. Assim como o projeto de resolução (PRS 35/03) de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) que altera o Regimento Interno para criar a Comissão de Desenvolvimento Regional.

Turno suplementar

Três substitutivos do Senado a projetos de lei da Câmara (PLCs 88/00, 3/02 e 23/04) foram apreciados em turno suplementar e tiveram votação simbólica. Todos retornam à Câmara dos Deputados. O primeiro deles obriga as peças de roupas íntimas produzidas no país a conter advertência quanto a exames preventivos contra câncer. O segundo amplia a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), para contemplar todas as profissões de saúde reconhecidas. E o último inclui o problema da violência contra a mulher no currículo escolar.



23/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição já obstrui os trabalhos do Senado

Líder do PSDB diz que governo obstrui pauta do Senado com excesso de medidas provisórias

Oposição obstrui votação da LDO

Oposição obstrui votações na CMO

Oposição obstrui e ordem do dia é encerrada

Em protesto por MP, oposição obstrui votação do Congresso