Oposição pede que Alfredo Nascimento assine pedido de CPI no Ministério dos Transportes
Logo após o pronunciamento no qual o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) afirmou sua inocência diante de denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes, a oposição pediu que ele abra caminho para as investigações assinando o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as irregularidades na pasta. Às 18h, faltava apenas a assinatura de mais um senador para que o pedido pudesse ser encaminhado à mesa, conforme anunciou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) em aparte a Nascimento, que seguia a se defender em Plenário.
Em aparte mais cedo, o líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), pediu a Alfredo Nascimento que assinasse e oriente a bancada de seu partido a assinar o pedido. Na avaliação do parlamentar, o reconhecimento por parte da presidente Dilma Rousseff, e de auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) da existência de problemas no Ministério dos Transportes, seria motivo suficiente para que o PR buscasse o esclarecimento das denúncias.
- Faço um apelo a que Vossa Excelência assine o requerimento que pede a instalação da CPI do Ministério dos Transportes. Essa assinatura, certamente, sinalizará que está, efetivamente, disposto a permitir que as investigações aconteçam para que os esclarecimentos sejam oferecidos ao país - afirmou Alvaro Dias.
Em resposta, Alfredo Nascimento, disse não poder apoiar a CPI por pertencer ao governo e também por já haver pedido ao Ministério Público e à Polícia Federal investigações sobre si mesmo. Ele afirmou, contudo, não temer CPI, lembrando que pediu à Procuradoria-Geral da República que o "virasse de cabeça para baixo", que o investigasse e autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal.
- Eu não tenho medo de CPI. Nós, políticos, vivemos de reputação, do que os outros pensam da gente. Eu sou um homem com vergonha na cara. Eu estou com vergonha. Tenho 30 anos de vida pública limpa, não sou ladrão, não sou lixo. Espero que a justiça seja ágil para provar que sou inocente. Basta a imprensa dizer alguma coisa, que somos execrados, julgados e condenados. A presidente da República sabe que eu sou um homem limpo, tanto que não quis me demitir. Mas eu achei que era a hora de sair, de voltar para essa casa.
Para ser instalada no Senado, uma CPI precisa da assinatura de 27 senadores. Atualmente, o requerimento tem 26. O pedido de Álvaro Dias se estendeu ao partido de Nascimento, o PR, que tem sete parlamentares na Casa - um deles, João Ribeiro (PR-TO), licenciado.
Milena Galdino e Laércio Franzon / Agência Senado02/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias pede que Alfredo Nascimento assine pedido de CPI para investigar irregularidades no Ministério dos Transportes
Oposição cobra de Alfredo Nascimento e do PR apoio para investigação no Ministério dos Transportes
Alfredo Nascimento se defende de denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes
Alfredo Nascimento deverá assumir Ministério dos Transportes na quinta-feira
Alfredo Nascimento fala neste momento sobre denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes
Para Demóstenes, Alfredo Nascimento indiretamente responsabiliza atual ministro por irregularidades no Ministério dos Transportes