Oposição promete obstruir votação de MP sobre crédito extraordinário



Ao final da reunião de líderes partidários na residência oficial da Presidência do Senado, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) anunciou que a oposição deverá obstruir a votação apenas da primeira das três medidas provisórias que trancam a pauta da Ordem do Dia desta terça-feira (8).

- A primeira MP trata da abertura de crédito extraordinário. Nós vamos obstruir, inclusive porque questionamos no Supremo Tribunal Federal a utilização da medida provisória para esse fim. Quanto às outras duas, admitimos discutir o mérito - informou.

O primeiro item da pauta é a MP 402/07, que abre crédito extraordinário de R$ 1,646 bilhão em favor de vários ministérios, em especial o dos Transportes. O principal beneficiário dos recursos é o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).

Essa MP será seguida por dois projetos de lei de conversão (PLVs), provenientes de medidas provisórias modificadas: o PLV 5/08, oriundo da MP 403/07, estabelece regras para o exercício da atividade de franquia postal por empresas privadas, e o PLV 6/08, fruto da MP 404/07, altera a data de pagamento dos benefícios da Previdência Social.

Desobstruída a pauta, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), acredita que poderão ser votados alguns dos cerca de 40 projetos prontos para deliberação. Também entram nessa lista dois requerimentos de urgência do senador Paulo Paim (PT-RS) que tratam de propostas de interesse dos aposentados. Romero Jucá adiantou ainda que outras medidas provisórias deverão ser lidas na sessão deliberativa desta terça (8).



08/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sem acordo sobre CPI dos cartões, oposição promete obstruir votações

Oposição promete obstruir votações de MPs no Congresso

Governo quer votar MPs, mas oposição promete obstruir

MP que abre crédito extraordinário é primeiro item a obstruir pauta desta semana

Perillo: Oposição vai entrar com Adin no STF contra abertura de crédito extraordinário por MPs

Líderes do PT acusam oposição de obstruir votação de projetos do Governo