Oposição suspende obstrução para votar financiamento das dívidas dos agricultores



Os partidos da Minoria, PSDB e DEM, suspenderam a obstrução às votações no Plenário do Senado, que vinham mantendo nas últimas semanas, para votar o projeto de lei de conversão que permite o financiamento das dívidas de agricultores. A obstrução foi uma forma de protesto pela permanência na Presidência da Casa do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), objeto de investigações no Conselho de Ética.

O relator do projeto de lei de conversão (PLV 23/07) originário da medida provisória (MP 372/07), Jonas Pinheiro (DEM-MT), agradeceuaos líderes da oposição.

- O mundo agrícola brasileiro está com os olhos voltados para esta votação. Agradeço aos líderes do DEM e do PSDB, senadores José Agripino e Arthur Virgílio, que em um grande esforço permitiram que o Senado viesse a cumprir sua função - disse o relator.

O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) disse que os líderes demonstraram sensibilidade aprovando a matéria que beneficia os agricultores, responsáveis por 50% das exportações brasileiras e 33% do Produto Interno Bruto. Já Kátia Abreu (DEM-TO) explicou parte das causas da dívida de R$ 130 bilhões dos agricultores: o plantio da safra com o câmbio alto que foi baixando durante as colheitas, além das secas no sul do país.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) agradeceu ao relator por ter aceito duas emendas sugeridas por ela. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse que os agricultores são uma "classe sofrida" e precisam de ajuda, posição defendida também por Mão Santa (PMDB-PI). O vice-líder do PSDB, Alvaro Dias (PR) afirmou que a proposição realmente tem sentido, já que é se trata de um tema que realmente tem urgência e relevância. Já o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), disse que esta "é uma pauta que a imprensa brasileira deveria acompanhar, pois diz respeito à vida de milhares de brasileiros".

O senador José Agripino (DEM-RN) agradeceu ainda a inclusão no PLV do auxílio aos pescadores de lagosta. Por sua vez, Jayme Campos (DEM-MT) e Magno Malta (PR-ES) lamentaram que não tenham sido analisados os nomes aprovados nas comissões para a direção de várias agências reguladoras e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT).

22/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão tenta votar PPA, mas oposição anuncia obstrução

Osmar pede desobstrução para votar renegociação de dívidas de agricultores

Plenário deve votar terça-feira rolagem de dívidas de pequenos agricultores

Agripino diz que oposição fará obstrução para pressionar pela CPI da Petrobras

Antero propõe obstrução para forçar a Câmara a votar PEC paralela

Oposição entra em obstrução e ordem do dia é cancelada