Comissão tenta votar PPA, mas oposição anuncia obstrução



A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) tentará mais uma vez votar na terça-feira (16), à tarde, o Plano Plurianual (PPA) 2004/2007, onde estão listados todos os investimentos do governo federal nesses três anos e meio. Os partidos de oposição, no entanto, anunciaram que pretendem obstruir a reunião, em protesto pela recusa do governo em concordar com uma CPI para investigar o ex-assessor do Planalto Waldomiro Diniz, flagrado solicitando dinheiro a um empresário de jogos de azar para o PT e para ele próprio.

- Se o governo quer aprovar o PPA, então que trate de colocar sua maioria para dar quórum na Comissão de Orçamento. As oposições vão obstruir, entre outras coisas pela recusa do governo em criar a CPI do caso Waldomiro - afirmou o deputado Rodrigo Maia (PFL-RJ).

O novo relator do PPA, senador Sibá Machado (PT-AC), já apresentou seu parecer, depois que o governo determinou a rejeição de um primeiro parecer, do senador Roberto Saturnino (PT-RJ), que discordou do governo quanto às verbas que devem ser reservadas para o pagamento de juros da dívida pública. Saturnino queria reduzir gradualmente o superávit primário das contas públicas (sobra em caixa antes do pagamento de juros), proposto pelo governo em 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB).

Sibá Machado manteve o superávit como quer o governo, mas conseguiu apoio até mesmo da equipe econômica para reestimar em mais R$ 14 bilhões as receitas federais até o final de 2007. Praticamente toda essa nova arrecadação está sendo utilizada pelo relator para aceitar mais de 2.400 emendas ao PPA apresentadas pelos deputados e senadores. PFL e PSDB, partidos de oposição, informam que não têm mais reivindicações importantes sobre o PPA e a obstrução é política - querem a CPI do Waldomiro.



12/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição suspende obstrução para votar financiamento das dívidas dos agricultores

Arthur Virgílio anuncia que oposição se mantém em obstrução

Mercadante não tem decisão sobre CPI da Petrobras e oposição anuncia obstrução

Governo tenta votar CPMF com oposição e parte do PFL

Oposição tenta atrasar votações e governistas permanecem em Plenário para votar PLV 1/08

Comissão de Orçamento tenta votar PPA na terça-feira