OPOSIÇÕES REALIZARÃO PLEBISCITO SOBRE A DÍVIDA EXTERNA



Um plebiscito popular sobre a dívida externa deverá ser realizado no próximo ano, na celebração dos 500 anos do descobrimento, pelas entidades de oposição, segundo informou nesta sexta-feira (dia 10), no plenário, a senadora Heloísa Helena (PT-AL). A senadora disse que a dívida externa é "imoral, injusta e ilegal", além de proporcionar custos sociais "inaceitáveis" para o país.
- Cabe a nós, como cidadãos soberanos, a responsabilidade histórica de convocar este plebiscito e convocar todos os cidadãos, inclusive os governantes, os políticos eleitos para cargos legislativos e os juizes, para que digam sua palavra e nos ajudem a decidir os caminhos mais certos para enfrentar o endividamento do Brasil - disse.
Para Heloísa Helena, a dívida externa e a interna são responsáveis pelo atraso das políticas sociais e ainda aumentam o número de excluídos, levando muitos brasileiros ao desespero e até à morte. Ela elogiou o chamado "Grito dos Excluídos", realizado em várias cidades brasileiras no dia 7 de setembro, com apoio das igrejas católica e evangélica, e os demais movimentos populares.
- O grito dos excluídos ocorre num momento de descontentamento da população devido à situação de desemprego, miséria, corrupção e impunidade. Há lutas populares por todo este país. A Marcha dos 100 Mil pelo Brasil, dizendo não à política de FHC, com a presença de centenas de movimentos de todo o país, a marcha popular pelo Brasil, a marcha pela educação, todos contando com a participação de vários setores sociais - afirmou a senadora.

10/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


ARRUDA E SUPLICY DEBATEM SOBRE O PLEBISCITO DA DÍVIDA EXTERNA

RESULTADO SOBRE PLEBISCITO DA DÍVIDA EXTERNA SERÁ DIVULGADO AMANHÃ (13)

Assembléia Legislativa recebe resultado do plebiscito sobre a dívida externa nesta quarta-feira

MARINA SILVA DEFENDE O PLEBISCITO DA DÍVIDA EXTERNA

Aberta campanha pelo plebiscito da dívida externa

Aberta campanha pelo plebiscito da dívida externa