ORDEM DO DIA/Derrubado veto a projeto que incentiva bolsas de estudo



Por 14 votos favoráveis e 32 contrários, o plenário acabou de derrubar o veto do governador ao projeto da deputada Maria do Carmo Bueno (PPB), que concede incentivos às empresas que patrocinarem bolsas de estudo a professores que necessitam completar a formação pedagógica.

O deputado Edson Portilho (PT) justificou o veto, afirmando que o propósito da matéria é louvável, mas que estudos de sua assessoria apontaram dificuldades para sua tramitação legal. Disse que, quando da apreciação do projeto, em outubro, já havia apontado o vício de origem da matéria e sua inconstitucionalidade, por conceder à empresa até 50% de desconto do ICMS sobre o valor da bolsa concedida ao professor que faz atualização pedagógica.

Por sua vez, o deputado Vilson Covatti (PPB)lembrou que o projeto atinge tão-somente professores que precisam completar sua formação pedagógica. O projeto estabelece que o professor beneficiado pela bolsa ajudará na educação dos empregados da empresa que fornecer a bolsa. A formação pedagógica é exigência da Lei de Diretrizes. Vilson Covatti diz, ainda, que a previsão de concessão de até 50% do ICMS.

02/26/2002


Artigos Relacionados


Derrubado veto ao projeto de Gobbi

Derrubado o veto ao projeto dos símbolos gaúchos

Derrubado veto ao projeto que disciplina sinalização de pardais

Derrubado veto ao projeto que prevê contratação emergencial no IGP

Derrubado veto ao projeto que normatiza farmácias de manipulação

Derrubado veto ao projeto instituindo passagem gratuita aos deficientes