ORNELAS PEDE LIBERAÇÃO DE VERBAS PARA O CACAU
O senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) pediu hoje (11) que sejam liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recursos de R$ 340 milhões garantidos pelo Tesouro Nacional para serem aplicados no setor cacaueiro num período de três anos.
Ele disse que a crise nas plantações de cacau no sul do seu estado vem se gravando nos últimos dias, não só em razão das pragas e dos preços baixos, mas também pela falta de incentivos para essa lavoura. Segundo o senador, apenas 30% dos recursos garantidos para a lavoura do cacau foram liberados pelo BNDES.
Ornelas afirmou, ainda, que o BNDES não "tem honrado" os contratos assinados e nem cumprido os programas destinados ao setor cacaueiro, já aprovados pelo Conselho Monetário Nacional. Ele lembrou que, a partir de 1987, cessaram os créditos de custeio e investimentos para o cacau. Com isso, a produção de 330 toneladas registradas em1986 caiu, este ano, para 150 mil toneladas. Em conseqüência, o Brasil passou a ser hoje importador do produto.
11/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Efraim pede liberação de verbas para Universidade da Paraíba
Eduardo Azeredo pede liberação de verbas para o metrô de BH
Arthur Virgílio pede liberação de verbas para a Embrapa
Tebet pede liberação de verbas orçamentárias para estados e municípios
Mauro Miranda pede liberação de verbas para duplicação de rodovias federais
JADER PEDE AO GOVERNO LIBERAÇÃO DE VERBAS DESTINADAS A TUCURUÍ