ORNELAS RESSALTA FESTA CÍVICO-POPULAR DA BAHIA



O senador Waldeck Ornelas lembrou que amanhã (dia 2) será realizada na Bahia "a maior festa cívico-popular do país", em comemoração ao dia 2 de julho de 1823, data da Independência da Bahia e da consolidação da Independência do Brasil.

Ele explicou que, apesar da data oficial da independência do país ser 7 de setembro de 1822, o Brasil só se tornou independente, de fato, quase um ano depois, quando foi dissipado o foco da resistência portuguesa na Bahia.

Waldeck Ornelas destacou a caminhada que, anualmente, o povo baiano, políticos e autoridades fazem para comemorar a data, repetindo o percurso feito pelos libertadores. Acompanhado por bandas militares, o cortejo evoca os fatos históricos, como a participação da heroína da independência baiana Maria Quitéria, que se vestiu de homem para lutar nas batalhas de Cachoeira, Itaparica e, finalmente, em Pirajá, onde foi derrotada a tropa comandada pelo português Madeira de Melo.

O senador leu trecho de poema de Castro Alves e lembrou o episódio em que Madre Joana Angélica colocou-se à porta do convento da Lapa para tentar, corajosamente, impedir a invasão dos portugueses. O senador explicou que não poderá participar da caminhada este ano em razão da convocação extraordinária do Congresso.



01/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ornelas ressalta papel institucional do presidente do Senado

WALDECK ORNELAS: "A BAHIA DÁ O EXEMPLO"

ORNELAS ELOGIA ADAPTAÇÃO DA BAHIA À REALIDADE FISCAL

Brasil se prepara para maior festa popular

Desfile mais popular pretende atrair jovens para a festa da Independência

MAURO RESSALTA QUALIDADE DO JORNAL "O POPULAR"