Osmar Dias alerta para "caos social" com crise na agropecuária



Se os produtores rurais encerrarem sua mobilização em Brasília, nesta terça-feira (16), sem que o governo federal apresente medidas concretas para combater a atual crise na agropecuária, haverá risco de "caos social" nas cidades, advertiu o líder do PDT no Senado, Osmar Dias (PR). Para ilustrar a situação de "calamidade e desespero", o parlamentar revela que, neste ano, os produtos agrícolas perderam, em média, 22,5% de seu valor de venda.

- Não há como alguém explicar para um agricultor que ele vai vender por oito ou dez reais uma saca de milho cujo custo de produção é de 16 reais - comentou, acusando o governo Luiz Inácio Lula da Silva de prometer muito, mas não ter feito nada pela agricultura.

A defasagem entre o custo e o preço de venda da produção é tamanha, segundo Osmar Dias, que o país poderá ser obrigado a importar gêneros de primeira necessidade, como arroz e trigo, pela falta de incentivos para os agricultores continuarem produzindo. O parlamentar acusa ainda o governo Lula de tirar dividendos eleitorais indevidos da redução de 70% no valor da cesta básica, reflexo, conforme assinalou, da defasagem apontada.

- Eu acredito que não tem um agricultor que vote nesse governo, pois ele destruiu tudo o que foi conquistado a duras penas ao longo desses anos - afirmou.



16/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias alerta para a crise na agricultura

Osmar Dias alerta: crise rural fará área plantada retroceder sete anos

QUINTANILHA ALERTA PARA O PERIGO DO CAOS SOCIAL NO PAÍS

JOSÉ ALVES ALERTA PARA AMEAÇA DE CAOS SOCIAL

Jonas Pinheiro alerta para crise da agropecuária nacional

Osmar Dias alerta para processo de desindustrialização