Osmar Dias alerta: crise rural fará área plantada retroceder sete anos



A crise do setor rural brasileiro é tamanha que especialistas já estão prevendo que a área plantada da próxima safra será a mesma de sete anos atrás - uma queda de 21%em relação à safra que está sendo colhida. A denúncia foi feita em discurso pelo senador Osmar Dias (PDT-PR). A maior causa é o reduzido preço de venda da produção, provocado pelo dólar baixo em relação ao real.

- Lula pode passar à história como o presidente da República que quebrou totalmente nossa agropecuária. O presidente está desinformado demais. Ele está construindo um verdadeiro desastre para o nosso campo - lamentou Osmar Dias.

Informou que o preço do arroz já caiu 30% no Rio Grande do Sul e no Centro-Oeste, enquanto "a propaganda do governo na televisão se gaba de que o governo teria conseguido reduzir o preço do arroz".

- Será que esse governo acha que arroz nasce dentro dos supermercados? O agricultor está vendendo a saca de arroz por 17 reais, quando seu custo de produção é de 28 reais. A economia brasileira vai pagar um preço alto mais à frente - alertou o senador.

Só no Paraná, acrescentou, 42 mil agricultores estão perdendo suas terras porque suas dívidas passaram do Banco do Brasil para a Receita Federal, que "vem executando todo mundo".Informou ter ouvido no final de semana que todo o noroeste do Paraná "está quebrando" e o desemprego aumenta rapidamente.

- Quem não tem dinheiro para pagar dívida no banco não pode manter os empregados - disse.

Osmar Dias disse ainda que a venda de tratores no país já caiu 50% nos últimos três meses; a de colheitadeiras despencou 70%; e as redes de lojas atacadistas regionais já contabilizam uma redução de vendas de 20% desde o início do ano.

Em apartes, Osmar Dias foi apoiado por outros senadores. César Borges (PFL-BA) opinou que "o presidente Lula não tem o menor compromisso com a agricultura do país" e a crise está afetando pesadamente a região de Barreiras, no oeste da Bahia. Ney Suassuna (PMDB-PB) lamentou que o presidente Lula tenha vetado o projeto aprovado pelo Congresso que prevê a renegociação de dívidas dos agricultores do Nordeste, onde quem "tomou 12 mil reais de empréstimo tem de pagar agora 14 milhões de reais, 13 anos depois". Já Mão Santa (PMDB-PI) recomendou que o Congresso derrube os vetos que Lula fez no projeto da renegociação.



03/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias alerta para a crise na agricultura

Osmar Dias alerta para "caos social" com crise na agropecuária

Osmar Dias diz que nada o fará retirar o apoio à CPI da Corrupção

Centro-Oeste e Norte lideram expansão de área plantada

Agricultura paulista diminui a área plantada mas aumenta produtividade

OSMAR DIAS DESTACA APROVAÇÃO DO SEGURO RURAL PELA CAE