Osmar Dias alerta para avanço do populismo na América do Sul



Com base no noticiário dos últimos dias, o líder do PDT no Senado, Osmar Dias (PR), advertiu nesta terça-feira (2) para o risco de expansão do populismo nos governos da América do Sul. O mote de seu alerta foi a recente decisão do presidente da Bolívia, Evo Morales, de nacionalizar a exploração de gás e petróleo no país, o que poderia levar a uma quebra de acordos de investimentos firmados com a Petrobras e outras empresas brasileiras.

- Qual o empresário que vai ter coragem de investir, a partir deste momento, na Bolívia? - indagou.

Na sua opinião, a postura de Morales vai espantar novos investimentos no país, circunstância que deve afetar diretamente os trabalhadores, que já começam a perder seus empregos. A medida contraria ainda, conforme observou Osmar Dias, declaração do presidente boliviano dada em visita ao Brasil, quando teria prometido que nada faria para prejudicar investimentos brasileiros lá.

De acordo com o líder trabalhista, a insegurança institucional estimulada pela decisão de Morales afeta não só os negócios em petróleo e gás, mas os investimentos de produtores rurais brasileiros que, atraídos por ofertas vantajosas dos governos bolivianos anteriores, teriam sido incentivados a comprar terras no país vizinho.



02/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias alerta para processo de desindustrialização

Osmar Dias alerta para a crise na agricultura

Osmar Dias alerta para aumento do preço dos fertilizantes

Osmar Dias alerta para distorções nos programas sociais do governo

Osmar Dias alerta para queda do desempenho industrial do Paraná

Osmar Dias alerta para "caos social" com crise na agropecuária