Osmar Dias anuncia paralisação de prefeituras e pede aprovação da PEC que destina mais recursos a estados e municípios



O senador Osmar Dias (PDT-PR) anunciou nesta terça-feira (24) que amanhã (25) todas as prefeituras do Paraná vão fechar as portas por um dia. O objetivo da manifestação é alertar o governo e apresentar uma pauta de reivindicações para atenuar a crise que reduziu em 10% o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Osmar Dias revelou que os prefeitos vão propor ao governo federal que promova a votação da reforma tributária e aumente o FPM, que hoje é formado por 23.5% da arrecadação dos impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e de Renda. A outra proposta dos prefeitos é o governo fazer uma revisão orçamentária e aumentar os repasses do FPM.

- Para conseguirmos aprovar uma medida que aumentou em 1% o FPM, foram precisos três anos brigando todos os dias. Não adianta fazer reivindicações que não resolvem o problema, porque no ano que vem volta tudo de novo e nós estaremos aqui debatendo o mesmo problema. Vamos aprovar a minha emenda constitucional - pediu.

O senador lembrou que, em 2005, apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 50/05) que aumenta para 10% a participação de estados e municípios sobre a arrecadação das seguintes receitas: Contribuição Social sobre a Receita ou Faturamento; Contribuição Social sobre o Lucro; Contribuição Provisória ou Transmissão de Valores de Crédito e Direitos de Natureza Financeira; e de toda e qualquer contribuição social ou de intervenção no domínio econômico criada a partir de 2005.

Osmar Dias observou que a participação dos municípios nos repasses do FPM era de 20% e hoje é menos de 14%, embora as prefeituras tenham recebido cada vez mais atribuições. Ele assinalou que há uma impossibilidade dos municípios darem conta dos compromissos, especialmente após a eclosão da crise financeira mundial que gerou queda na arrecadação.



24/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito de Lira pede aprovação de MP que destina recursos aos estados atingidos pelas chuvas

Lúcia Vânia pede aprovação de PEC de Osmar Dias que divide Cide com municípios

Alvaro Dias pede aprovação da PEC que obriga União a compensar perdas de estados e municípios

Osmar Dias pede ao governo federal mais recursos para a agricultura

Casildo Maldaner pede mais recursos de tributos para estados e municípios

Osmar Dias quer parcelamento de dívidas de estados e municípios com o Pasep