OSMAR DIAS ANUNCIA QUE INSISTIRÁ NA CRIAÇÃO DA CPI DOS BINGOS



Dado o avanço das investigações sobre suposta conexão entre as concessões para funcionamento de bingos feitas pelo Ministério do Esporte e do Turismo e as máfias italiana e espanhola que estariam lavando dinheiro ilícito através da jogatina eletrônica, o senador Osmar Dias (PSDB-PR) anunciou nesta quarta-feira (dia 24) que requererá outra vez a criação de uma CPI dos Bingos no Senado. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), segundo disse, também prepara requerimento neste sentido.
Para Osmar Dias, após as explicações prestadas pelo ministro Rafael Greca ao plenário do Senado, "trazendo documentos que não existem, enganando quem quis ser enganado", é preciso que o ministro volte a explicar a ligação de seus assessores diretos com a máfia e os bingueiros. O senador referiu-se a reportagem publicada no último final de semana pela revista IstoÉ, intitulada "O bolão da vez", em que donos de bingo denunciam que assessores do ministro legalizavam caça-níqueis em troca de contribuição para a campanha eleitoral de Greca ao governo do Paraná em 2002.
Os donos de bingos denunciaram à revista terem pago R$ 6,5 milhões, o que também já teria sido constatado pelo Ministério Público e pela Polícia federal, segundo informou o senador.
Dizendo que o depoimento do ministro ao Senado foi "teatral e mentiroso", Osmar Dias destacou o que, a seu ver, teria sido uma mentira de Rafael Greca: no depoimento, "o ministro tentou confundir máquinas caça-níqueis com bingo eletrônico", mas de fato, através da Portaria nº 23, teria legalizado os caça-níqueis de todo o país, "fornecidos pela máfia italiana e espanhola, representadas por Alejandro Ortiz". A portaria, acrescentou o senador citando de novo a revista semanal, teria sido redigida nas dependências da Conab por assessores do ministro, um elemento da máfia e representantes dos bingueiros. Conforme o Ministério Público, afirmou o senador, a portaria legalizou o funcionamento de mais de 100 mil caça-níqueis.
- Não há poesia do ministro que explique por que ele colocou gente da máfia e representantes dos bingos para elaborar uma portaria, uma decisão pública - disse.
Em aparte, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) enfatizou que a Lei Zico permitiu o funcionamento de caça-níqueis, proibidos, depois, pela Lei Pelé. Autor de ação pública junto ao Supremo Tribunal Federal acusando o ministro Rafael Greca de improbidade administrativa, Requião informou que todos os documentos referentes ao caso, com nomes e telefones dos envolvidos, estão em sua página eletrônica, que pode ser acessada através no www.senado.gov.br.

24/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


OSMAR DIAS VAI TENTAR, OUTRA VEZ,CRIAR A CPI DOS BINGOS

Osmar Dias anuncia sua filiação ao PDT

Osmar Dias anuncia que assinará CPI Mista do MST

OSMAR DIAS ANUNCIA ESFORÇO CONCENTRADO NA CAS

Osmar Dias anuncia apoio do PDT a Tião Viana

Osmar Dias anuncia emendas que a CE apresentará à reforma tributária