Osmar Dias apela por investimentos no seguro rural e em sanidade animal
O senador Osmar Dias (PDT-PR) voltou a alertar, nesta quarta-feira (22), o governo Luiz Inácio Lula da Silva para o risco de prejuízos futuros do setor agropecuário brasileiro no mercado internacional pela insuficiência de investimentos federais em seguro rural e sanidade animal. O parlamentar classificou como "brincadeira" o aporte de R$ 45 milhões para o fundo de seguro rural, criado em 2003 para cobrir prejuízos na agricultura decorrentes de catástrofes climáticas.
Segundo o parlamentar, a falta de suporte financeiro para o fundo rural tem desestimulado as seguradoras brasileiras e estrangeiras a dar garantias aos investimentos dos produtores na safra. O representante do Paraná lamentou o suposto descaso do governo federal para com um setor que contribui com US$ 30 bilhões para o saldo da balança comercial.
Em relação à área de sanidade animal, Osmar Dias afirmou que a previsão orçamentária para 2007 não dá para cobrir 30% das necessidades do setor. Conforme informou, não há um veterinário sequer nas fronteiras do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e do Paraná com a Argentina. Seu temor é de que, pelas fronteiras desprotegidas, possa entrar no país uma doença de extrema gravidade que contamine o plantel de aves e suínos e coloque em risco dois milhões de empregos.
- O presidente Lula erra duas vezes ao falar sobre a crise na agricultura: ao dizer que não sabia o que acontecia, já que foi exaustivamente alertado, inclusive por mim, e também quando diz que não tem responsabilidade sobre essa crise - afirmou.
22/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores defendem mais investimentos em sanidade animal
OSMAR DIAS DESTACA APROVAÇÃO DO SEGURO RURAL PELA CAE
Osmar Dias: atraso no pagamento de seguro rural prejudicará safra de 2002
Assembléia aprova Fundo de Sanidade Animal
Bancada do PPB destaca aprovação do Fundo de Sanidade Animal
Brasil apresenta política de sanidade animal em Paris