Osmar Dias cobra cumprimento da Constituição



O senador Osmar Dias (PDT-PR) fez um apelo nesta segunda-feira (18) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que, juntamente com os governadores, faça cumprir a Constituição nos casos de invasão de propriedades pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

- Os ânimos estão exacerbados no meu estado. Enquanto o presidente Lula dizia no Fantástico que a reforma agrária não será feita na marra, mais três fazendas foram invadidas no Paraná - afirmou.

Para Osmar Dias, o discurso do presidente Lula começa a ficar desfocado da realidade, pois quando candidato, em campanha eleitoral, prometeu fazer uma revolução no campo. Agora, no governo, não aplica recursos suficientes para isso. Ele lembrou que o governo Fernando Henrique investiu R$ 1,1 bilhão na reforma agrária e o atual governo está prevendo R$ 720 milhões para o próximo ano.

- Isso está errado. O discurso cria expectativas que não serão cumpridas. O procurador-geral da República declara que invadir propriedade produtiva não é ilegal. Não é direito pretender fazer a lei à força. A reintegração de posse é fazer valer o Estado de Direito. Um setor como a agricultura não pode ficar submetido ao medo sem que nada seja feito. Isso não é bom para um país que precisa tanto da agricultura para gerar empregos e superávit na balança comercial - concluiu.



18/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias cobra cumprimento das promessas feitas ao setor agrícola

OSMAR DIAS QUER CUMPRIMENTO DE RESOLUÇÕES DO SENADO

Osmar Dias faz apelo a Tebet pelo cumprimento do regimento

Osmar Dias: Senado exige cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Osmar Dias condiciona apoio do PDT à CPMF ao cumprimento do acordo firmado com o governo

Osmar Dias condiciona apoio do PDT à CPMF ao cumprimento do acordo firmado com o governo