Osmar Dias cobra cumprimento das promessas feitas ao setor agrícola
O senador Osmar Dias (PDT-PR) criticou o governo, nesta terça-feira (9), pela "absoluta falta de visão" e pelo não cumprimento das promessas feitas ao setor agrícola. Ele destacou, por exemplo, o seguro da produção rural e a garantia do preço mínimo, que teriam sido bandeiras de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas que, no entanto, não teriam sido implantados.
- Quando se fala em agricultura, os populistas costumam fazer logo a associação com grandes propriedades, mas são os pequenos produtores que respondem pela parte mais significativa do setor. São pessoas que dependem exclusivamente do que produzem para sobreviver, e que estão sendo penalizadas por custos de produção mais altos que os custos de mercado - observou.
A crise do segmento, que, segundo o senador, atinge não apenas os agricultores, mas também comerciantes, industriais e vários outros ramos conexos, pode, em suas palavras, "descambar para um atoleiro sem volta".
Osmar Dias comparou a situação dos pequenos proprietários à da Petrobras, que teve suas refinarias na Bolívia expropriadas pelo governo daquele país na última semana. Para ele, o governo brasileiro está agindo damesma forma omissa nos dois casos.
- Do jeito que as coisas andam, ou os produtores pagam para plantar ou não plantam, não pagam suas dívidas e são desapropriados, enquanto o presidente Lula não faz nada - comentou.
09/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mário Couto cobra do presidente Lula e da governadora Ana Júlia cumprimento de promessas feitas à população do Pará
Alvaro Dias critica governo e cobra promessas feitas pela presidente Dilma
Osmar Dias cobra cumprimento da Constituição
OSMAR DIAS ELOGIA POLÍTICA AGRÍCOLA, MAS PEDE NOVAS MEDIDAS PARA O SETOR
Pavan cobra do governo cumprimento de promessas de campanha
Agripino cobra promessas feitas por Lula durante campanha e critica manutenção da taxa de juros