Osmar Dias critica programa primeiro emprego e reeleição



O senador Osmar Dias (PDT-PR) fez nesta terça-feira (25) duras críticas ao programa Primeiro Emprego, lançado há três anos pelo governo federal. Na opinião do parlamentar paranaense, as 3.936 vagas criadas nesse período significam um fracasso. Osmar Dias criticou também o instituto da reeleição para o Executivo, por entender que leva os governantes a fazer gastos exorbitantes em propaganda, em detrimento de investimentos em projetos benéficos para a população.

O senador pedetista observou que a meta anunciada pelo governo foi de 260 mil empregos por ano para aqueles que ingressam no mercado de trabalho, o que somaria 780 mil empregos em três anos, mas só 0,5% desse total foram criados. Osmar Dias disse acreditar que o governo já começou errando, ao assumir como verdadeiro que os jovens não encontram emprego por serem inexperientes.

- Nem os jovens nem os mais velhos encontram emprego simplesmente porque não há um projeto de desenvolvimento e o crescimento do país é pífio - afirmou o senador. Ele lamentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Trabalho tenha "buscado a auto-promoção" e copiado de forma errada projeto de autoria do próprio Osmar que esperava há oito anos aprovação na Câmara dos Deputados, depois de passar no Senado.

O Programa Primeiro Emprego tem por objetivo estimular empregadores a contratar jovens entre 16 e 24 anos, com baixa escolaridade e em situação de pobreza.

25/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias defende programa de estimulo ao primeiro emprego para combater a violência

OSMAR DIAS QUER INCENTIVO AO PRIMEIRO EMPREGO EM TODO O PAÍS

OSMAR DIAS PEDE APROVAÇÃO DE PROJETO QUE CRIA O PRIMEIRO EMPREGO PARA JOVEM TRABALHADOR

José Jorge critica programa Primeiro Emprego

Azeredo critica programa Primeiro Emprego do governo federal

Alvaro Dias: apenas um copeiro recebeu salário do Programa Primeiro Emprego