Osmar Dias critica valores definidos por Mantega para Vigilância Sanitária
- Mantega está trabalhando contra os interesses nacionais – protestou Osmar Dias, que disse ter certeza de que a medida será tomada como argumento pelos importadores para barrar a compra dos produtos brasileiros.
Ele citou os recentes casos de suspensão de importação da soja nacional pelos chineses, que causou um prejuízo de R$ 4 bilhões para o Brasil, e também a suspensão das compras de carne pela Rússia, temerosa de surto de febre aftosa. Além dos prejuízos financeiros, atentou, o país ainda sofreu com o desgaste de sua imagem no exterior.
O senador disse que o setor de agronegócios não deve ser punido, pois é o setor que vem ajudando ao Brasil, dando lucros na balança comercial.
O senador ressaltou que se o Brasil não criar um sistema de fiscalização sanitária eficiente, estruturada e capaz de dar segurança aos importadores, sofrerá prejuízos.
- Não podemos prejudicar um setor que só está dando lucros, enquanto os outros setores da economia estão indo devagar – afirmou o senador, pedindo que o ministro Guido Mantega corrija urgentemente esse equívoco e libere mais verbas no orçamento para a fiscalização sanitária.08/07/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Saúde reajusta valores do piso de vigilância sanitária para cidades que cresceram
Pavan critica omissão do governo em greve da vigilância sanitária
Álvaro Dias quer reorganizar a vigilância sanitária do Paraná
Projeto de Osmar Dias reajusta valores de licitações
Osmar Dias sugere mais vigilância e política conjunta no Mercosul
OSMAR DIAS PREOCUPA-SE COM VALORES E TAXAS DE JUROS DO ACORDO COM O FMI