Osmar Dias defende reforma tributária que diminua imposto



O senador Osmar Dias (PDT-PR) ocupou a tribuna nesta quarta-feira (12) para voltar a pedir a aprovação de uma reforma tributária que teria por meta principal a diminuição dos impostos. Para ele, a proposta encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, em análise na Câmara dos Deputados, não irá atender as expectativas, uma vez que não reduz as chamadas despesas correntes, incluindo gastos com pessoal.

Com isso, observou Osmar Dias, a tendência é que se registre um novo crescimento do percentual da carga tributária em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), que atualmente está em torno de 37%, o que considera um absurdo. E previu que se alguma coisa não for feita, "o país poderá amargar, ao longo dos anos, taxas entre 41% a 45% do PIB".

O senador entende que a reforma tributária, em exame na Câmara, só beneficia um lado: o próprio governo federal. Para ele, enquanto não for feita uma divisão mais equânime do total dos impostos arrecadados entre a União (que atualmente fica com64% do bolo), estados e municípios, não haverá crescimento sustentável. Com um detalhe, segundo o senador: estados emunicípios continuarão sem dinheiro para aplicar na área social.

Osmar Dias esclareceu que, quando a reforma vier para o Senado, irá lutar para que o Paraná, a exemplo das demais unidades produtoras de energia e petróleo, receba mais recursos, de acordo com a produção. E previu que o seu estado, com as alterações que promete fazer na proposta de reforma tributária, será contemplado com mais de R$ 200 milhões por mês.



12/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias defende reforma tributária

Osmar Dias defende CPMF permanente condicionada à reforma tributária

Osmar Dias anuncia emendas que a CE apresentará à reforma tributária

Osmar Dias questiona governo sobre desistência de reforma tributária

Três emendas da CE estão na reforma tributária, anuncia Osmar Dias

Osmar Dias inclui secretários em audiência sobre reforma tributária