Osmar Dias destaca inovações no projeto que regulamenta o estágio profissional



Em pronunciamento nesta quarta-feira (27), o senador Osmar Dias (PDT-PR) destacou três inovações contidas em projeto de sua autoria que regulamenta o estágio profissional: a concessão de 30 dias de férias e vale-transporte aos estudantes, além do registro do estágio na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) sem que isso implique vínculo empregatício.

A proposição, aprovada no último dia 13 pela Câmara, aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Osmar Dias disse que o projeto também inova ao estabelecer um limite de carga-horária de seis horas por dia para o estagiário de nível superior, ou de três horas para estudantes de nível médio. O senador disse ainda que todas as universidades e faculdades terão que inserir em seu planejamento pedagógico o estágio obrigatório para os alunos de curso técnico.

O projeto também reserva 10% das vagas de estágio para os portadores de algum tipo de deficiência. Estabelece ainda que os estagiários não poderão receber remuneração abaixo do valor do salário mínimo. A proposta estabelece ainda que o máximo de vagas para estágio em uma empresa será de 20% em relação ao total dos postos de trabalho oferecidos pelo estabelecimento.

Em apartes, os senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Jefferson Praia (PDT-AM), Patrícia Saboya (PDT-CE), José Sarney (PMDB-AP) e Mão Santa (PMDB-PI) reconheceram a importância do projeto.



27/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan ressalta importância de projeto que regulamenta o estágio profissional

Empresários manifestam preocupação com projeto que regulamenta estágio

Osmar Dias defende escola de tempo integral e estágio supervisionado para melhorar índices sociais

Osmar Dias destaca os 20 anos dos Cieps

OSMAR DIAS DESTACA APROVAÇÃO DO SEGURO RURAL PELA CAE

OSMAR DIAS DESTACA MAIOR MOTIVAÇÃO NOS TRABALHOS DA CAS NESTA LEGISLATURA