Osmar Dias: Disputa política das CPIs atrapalha os trabalhos do Plenário



O senador Osmar Dias (PDT-PR) afirmou, nesta terça-feira (1º), que as disputas políticas entre governo e oposição nas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) estão desaguando no Plenário do Senado, atrapalhando debates e votações de interesse da sociedade. O parlamentar apontou ainda o excesso de medidas provisórias como o grande fator de paralisação do Plenário e considerou a falta de rigor no cumprimento das normas regimentais como outra fonte de paralisação.

O representante do Paraná criticou excessos no uso da palavra pelos senadores, a título de explicação pessoal, depois de citados em algum discurso. Assim, pediu ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, que seja rigoroso ao conceder a palavra em tal situação, lembrando que isso só pode ser empregado duas vezes em uma sessão, conforme prevê o Regimento da Casa.

Osmar Dias também aproveitou para cumprimentar Garibaldi pela postura adotada no comando do Senado. Na sua avaliação, a Casa vem "caminhando para conquistar credibilidade", citando pesquisa publicada, nesta terça-feira (1º), pelo jornal Folha de S. Paulo.

O parlamentar ponderou que "pode parecer pouco", mas "é um avanço" a queda de seis pontos no percentual de pessoas que acham o trabalho dos deputados e senadores "ruim" ou "péssimo". Conforme a pesquisa, o percentual de pessoas que considera o trabalho dos parlamentares como "regular" subiu de 37% para 40%, enquanto o "ótimo" ou "bom" variou de 13% para 14%.



01/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


OSMAR DIAS ENCERRA TRABALHOS DA CAS COM SENSO DE DEVER CUMPRIDO

OSMAR DIAS DESTACA MAIOR MOTIVAÇÃO NOS TRABALHOS DA CAS NESTA LEGISLATURA

OSMAR DIAS PEDE REVISÃO DA POLÍTICA DE PEDÁGIOS NO PARANÁ

OSMAR DIAS CRITICA FALTA DE POLÍTICA AGRÍCOLA NO PAÍS

OSMAR DIAS QUER POLÍTICA PARA ACABAR COM INVASÕES

Osmar Dias: Jefferson Péres mostrou que tem gente decente na política