Osmar Dias diz que governo perdeu o controle da crise no campo
O senador Osmar Dias (PDT-PR) disse que está na hora de o governo assumir o controle da situação no campo, porque o clima é de terror em toda a região agrícola do país. Do começo do ano até agora, informou, o número de famílias acampadas em propriedade particular subiu de 4 mil para 13 mil, -não por culpa deste governo que aí está, mas por uma culpa histórica do país-.
Osmar Dias acrescentou que o governo foi irresponsável ao prometer assentar um milhão de famílias até 2006 e 120 mil famílias até o fim de 2003, números que, segundo o senador, são inteiramente impossíveis de se cumprir tecnicamente.
- A confusão está criada, e contou com a contribuição de declarações irresponsáveis de membros do governo. Eu me refiro ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, que prometeu assentar todas as famílias acampadas até o final do governo - disse.
Outra declaração considerada absurda pelo senador é a que classifica como -bandoleiros- os que defendem a propriedade.
- Eu não defendo, de forma alguma, que o caminho seja o da via armada e da contratação de jagunços, mas o direito à propriedade, à produção, ao trabalho está sendo violentado no país.
Osmar Dias citou um caso ocorrido no oeste do Paraná, onde uma fazenda de 170 alqueires que produz soja, milho, trigo e tem 600 cabeças de gado, de propriedade de um viúva, está invadida por sem-terra. Ele ressaltou que a propriedade cumpre todas as exigências constitucionais de produtividade e função social, que já houve decisão judicial pela reintegração de posse, mas a decisão não foi cumprida, -o que é uma violência-.
A situação chegou a um ponto, disse o senador, em que as invasões criminosas transformaram-se em rotina, como a dos pedágios no Paraná.
- Sou contra os pedágios extorsivos que se cobram nas rodovias paranaenses, mas o caminho não é a invasão criminosa. Precisamos também garantir quem gera empregos e quem produz, mas não é o que acontece. A bagunça está instalada e o governo federal precisa urgentemente assumir o controle da situação - encerrou.
07/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias diz que governo deve assegurar a paz no campo
Osmar Dias pede ação do governo no combate às invasões no campo
Crise no controle aéreo é reflexo da desorganização do governo, diz Alvaro Dias
Osmar Dias: produtores de trigo e milho enfrentam grave crise, mas o 'governo não está nem aí'
PROJETO DE OSMAR DIAS DISCIPLINA TRABALHO NO CAMPO
OSMAR DIAS PEDE PRIORIDADE PARA O CAMPO E OS PEQUENOS