Osmar Dias diz que ônus da preservação ambiental não pode recair apenas sobre produtor rural
O senador Osmar Dias (PDT-PR) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (2), o compartilhamento do ônus da preservação do meio ambiente com todos os segmentos da sociedade.
Para ele, o atual modelo de conservação de recursos hídricos precisa ser alterado de modo a permitir que o poder público e as populações urbanas assumam responsabilidades com relação ao tratamento de esgotos que são despejados nos rios.
- Se o poder público não cumpre a responsabilidade de fazer o saneamento básico, o saneamento urbano, de despoluir os rios, de tratar os esgotos que são neles despejados, fica difícil cobrar tão somente dos agricultores a proteção dos rios e matas ciliares - disse ele.
Osmar Dias citou ainda como exemplo de iniciativa de preservação ambiental o Programa Paraná Rural, implementado em seu estado a partir de 1987, durante o governo do atual senador Alvaro Dias. Segundo Osmar Dias, que coordenou o programa exercendo a função de secretário de Agricultura, o Paraná Rural foi feito com "apenas US$ 149 milhões de dólares divididos em oito anos". Para ele, o grande diferencial do programa foi a aplicação integral dos recursos, sem a ocorrência de desvios.
02/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias diz que agronegócio pode se desenvolver com preservação ambiental
Osmar Dias reclama que falta crédito para produtor rural
Osmar Dias denuncia bitributação do produtor rural pela Previdência
OSMAR DIAS QUER ADEQUAR LEGISLAÇÃO SOBRE TRABALHO RURAL À REALIDADE
Para Osmar Dias, MP da Cofins prejudica pequeno produtor
PEC de Osmar Dias beneficia estado produtor de energia elétrica