OSMAR DIAS: ELCIO NÃO ORIENTOU SOBRE VOTO
O senador Osmar Dias (PSDB-PR) afirmou hoje (dia 14) em plenário que o líder do governo na Casa, Elcio Alvares (PFL-ES), participou de conversas na liderança do PSDB, antes da votação da reforma da Previdência em primeiro turno, mas "em nenhum momento deu qualquer orientação para que a votação fosse nesse ou naquele sentido".
- E isso eu acabei de dizer a um jornalista da revista IstoÉ. Por isso, a notícia publicada na revista, no que se refere a mim, não tem procedência - observou.
O senador paranaense lembrou ter afirmado durante a votação da reforma da Previdência em segundo turno que, após a condenação feita pelo presidente da República quanto à possibilidade de aposentadoria especial para juízes, passaria a votar conforme a orientação pública de Fernando Henrique Cardoso.
Osmar Dias explicou ter votado em primeiro turno a favor de toda a reforma previdenciária, inclusive a expressão que poderia permitir aposentadoria especial de juízes. Disse ter consultado o líder de seu partido, senador Sérgio Machado (PSDB-CE), e ouviu dele que a bancada seria liberada. Por estar inseguro quanto à matéria, decidiu, no primeiro turno, acompanhar sua liderança, mas no segundo turno, após a declaração do presidente da República, votou pela reforma, mas contra a aposentadoria diferenciada dos juízes.
14/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
OSMAR DIAS DENUNCIA PRESSÕES SOBRE SEU VOTO
Senadores apresentam voto de pesar pelo falecimento do pai de Alvaro Dias e Osmar Dias
Osmar Dias propõe voto de censura ao embaixador dos EUA
Para Osmar Dias, voto deveria acompanhar a consciência
Compromisso de reduzir a alíquota até 2011 garante voto do PDT, diz Osmar Dias
Osmar Dias manifesta dúvidas sobre PEC paralela