Osmar Dias exclui criadores de aves do novo sistema de cobrança previdenciária
Depois de ouvir representantes de todo o setor, o senador concluiu que a mudança é oportuna e desejada pelos produtores de açúcar, álcool e café, mas "atingirá em cheio" a suinocultura e a avicultura num momento em que estão ganhando mercado externo, por causa da crise européia da carne bovina, provocada pela doença da vaca louca. Ele explicou que, se aplicada para os criadores de aves, a contribuição previdenciária paga por eles terá um aumento de 180%.
O senador do Paraná chegou à conclusão de que a cobrança da contribuição sobre o faturamento da produção de álcool, açúcar e café irá estimular a legalização de trabalhadores perante a Previdência Social. Já a mudança para os criadores de aves e suínos deverá provocar demissão - o setor emprega cerca de 4 milhões de famílias. Osmar Dias apresentará seu relatório à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na próxima quarta-feira (dia 23) e, se a comissão e o Plenário do Senado concordarem com sua emenda, a proposta voltará ao exame da Câmara, em regime de urgência constitucional.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-RR), manifestou apoio à emenda de Osmar Dias, observando que o governo quer resolver os problemas da agroindústria, mas sem demissões. Também deram seu apoio ao relator os senadores Carlos Wilson (PPS-PE), Arlindo Porto (PTB-MG) e Geraldo Althoff (PFL-SC).
15/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo elogia criadores de aves e suínos
CAS APROVA NOVO SISTEMA DE PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA
CAS APROVA NOVO SISTEMA DE PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA
Osmar Dias repudia cobrança de dívida relativa à venda do Banestado
OSMAR DIAS CONDENA COBRANÇA DE TAXA SOBRE PRODUTOS BRASILEIROS
Projeto de Osmar Dias proíbe a cobrança de taxa mínima de consumo de energia elétrica