OSMAR DIAS PEDE A GOVERNO LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA SEGUROS AGRÍCOLAS



O senador Osmar Dias (PSDB-PR) solicitou ao governo federal medidas para que sejam liberados os contratos de seguros aos agricultores. Ele disse que se os produtores dos estados do Sul e Sudeste não conseguirem saldar suas dívidas junto aos bancos não poderão obter novos financiamentos e plantar a safra do ano que vem. Em discurso no Plenário, Dias disse que está preocupado com a situação de inadimplência dos agricultores dessas regiões, prejudicados pelas geadas que caíram no último inverno.
Segundo Osmar Dias, mais de 100 mil produtores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo não receberam os contratos de seguros agrícolas que haviam firmado para o caso de perda das plantações. Isto porque, acrescentou, a principal empresa seguradora dos agricultores sulistas, a Cosesp (de São Paulo), não obteve, até o momento, os recursos governamentais que devem compor o Fundo de Estabilização de Seguros. Dessa maneira, os agricultores não podem pagar seus financiamentos e pleitear novos recursos para custear a próxima safra.
- Não devemos abandonar a Cosesp à própria sorte. Se o governo encaminhar os R$ 103 milhões que a seguradora precisa para cobrir as dívidas junto aos agricultores, não estará fazendo favor nenhum, pois isto está previsto em lei. Além do mais, o governo já salvou vários bancos com valores bem maiores do que este - afirmou o senador.
O representante do Paraná comunicou que estará encaminhando documento ao Executivo para sugerir a elaboração de uma medida provisória que solucione o problema. O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) manifestou seu apoio à iniciativa de Dias e afirmou que o governo não poderá esquivar-se dessa responsabilidade sob a alegação de que é necessário a aprovação de um projeto de lei para tanto. "As medidas provisórias já foram utilizadas em situações muito menos urgentes e relevantes", argumentou Tebet.
Também os senadores Iris Resende (PMDB-GO) e Gerson Camata (PMDB-ES) concordaram, em apartes, com a posição de Osmar Dias. Iris reforçou os apelos para que as autoridades dêem prioridade para o setor agrícola.

05/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias pede ao governo federal mais recursos para a agricultura

Osmar Dias pede liberação de indenização a agricultores com safra perdida

Osmar Dias pede que Lula libere recursos para a educação como alternativa de combate à violência

Osmar Dias propõe peridiocidade para participação nos lucros agrícolas

Osmar Dias pede ao governo que use o trigo do produtor nacional para evitar aumento de preços

Osmar Dias pede apoio a projeto que garante aplicação integral dos recursos do Fundeb na educação