OSMAR DIAS PEDE A GOVERNO LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA SEGUROS AGRÍCOLAS
Segundo Osmar Dias, mais de 100 mil produtores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo não receberam os contratos de seguros agrícolas que haviam firmado para o caso de perda das plantações. Isto porque, acrescentou, a principal empresa seguradora dos agricultores sulistas, a Cosesp (de São Paulo), não obteve, até o momento, os recursos governamentais que devem compor o Fundo de Estabilização de Seguros. Dessa maneira, os agricultores não podem pagar seus financiamentos e pleitear novos recursos para custear a próxima safra.
- Não devemos abandonar a Cosesp à própria sorte. Se o governo encaminhar os R$ 103 milhões que a seguradora precisa para cobrir as dívidas junto aos agricultores, não estará fazendo favor nenhum, pois isto está previsto em lei. Além do mais, o governo já salvou vários bancos com valores bem maiores do que este - afirmou o senador.
O representante do Paraná comunicou que estará encaminhando documento ao Executivo para sugerir a elaboração de uma medida provisória que solucione o problema. O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) manifestou seu apoio à iniciativa de Dias e afirmou que o governo não poderá esquivar-se dessa responsabilidade sob a alegação de que é necessário a aprovação de um projeto de lei para tanto. "As medidas provisórias já foram utilizadas em situações muito menos urgentes e relevantes", argumentou Tebet.
Também os senadores Iris Resende (PMDB-GO) e Gerson Camata (PMDB-ES) concordaram, em apartes, com a posição de Osmar Dias. Iris reforçou os apelos para que as autoridades dêem prioridade para o setor agrícola.
05/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias pede ao governo federal mais recursos para a agricultura
Osmar Dias pede liberação de indenização a agricultores com safra perdida
Osmar Dias pede que Lula libere recursos para a educação como alternativa de combate à violência
Osmar Dias propõe peridiocidade para participação nos lucros agrícolas
Osmar Dias pede ao governo que use o trigo do produtor nacional para evitar aumento de preços
Osmar Dias pede apoio a projeto que garante aplicação integral dos recursos do Fundeb na educação