Osmar Dias pretende compensar estados por investimentos em educação superior




O senador Osmar Dias (PDT-PR) apresentou projeto de resolução (PRS 37/04) permitindo que os estados e o Distrito Federal deduzam do limite de comprometimento de sua receita líquida real as despesas de capital investidas em instituições de ensino superior por eles mantidas.

Osmar Dias argumenta que o governo federal criou, com a Medida Provisória 213/04, o Programa Universidade para Todos (Prouni), destinado a conceder bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Ele disse que as universidades ou faculdades privadas que aderirem ao Prouni farão jus a benefícios fiscais.

O senador lembra que vários estados mantêm instituições públicas de ensino superior que oferecem educação gratuita de qualidade. De acordo com Osmar Dias, esses estados, inclusive o Paraná, transferem uma significativa parcela de suas receitas para a União, a título de pagamento do refinanciamento de suas dívidas consolidadas. Porém não recebem, ao contrário das mantenedoras de universidades e faculdades privadas, qualquer benefício pela manutenção de suas instituições de ensino superior.

O senador explica ainda que a Resolução 43/01, que dispõe sobre o endividamento dos estados, Distrito Federal e municípios, estabelece que esses entes federativos poderão comprometer até 11% de suas respectivas receitas líquidas reais com o pagamento de amortizações, juros e demais encargos da dívida renegociada com a União.

"Assim, por uma questão de eqüidade fiscal, e como forma de premiar os estados que efetivamente investem em educação e pesquisa de nível superior, sugiro a introdução de dispositivo na Resolução 43/01 que permita a dedução desses investimentos do comprometimento anual da receita líquida real para pagamento de encargos de parte de suas dívidas junto à União", argumenta o senador.



03/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Osmar Dias pretende desestimular automedicação

Osmar Dias pretende garantir um mês de férias a empregados domésticos

Alvaro Dias pede aprovação da PEC que obriga União a compensar perdas de estados e municípios

OSMAR DIAS DEFENDE INVESTIMENTOS. NO SETOR DE ÁLCOOL E AÇÚCAR

Osmar Dias apela por investimentos no seguro rural e em sanidade animal

OSMAR DIAS QUER CONTAS DE ESTADOS NA INTERNET