Osmar Dias: omissão do governo e fraude favorecem trigo argentino



Há três semanas os produtores de trigo brasileiros não conseguem vender uma saca sequer do produto e correm o risco de atrasar o pagamento de seus financiamentos, informou nesta terça-feira (21) em Plenário o senador Osmar Dias (PDT-PR). Segundo ele, os triticultores estão sendo prejudicados pela omissão do governo, que não acionou até agora os mecanismos de comercialização usuais, e pelos moinhos, que estão importando trigo da Argentina pagando menos impostos que o normal por causa de uma maquiagem no produto.

Osmar Dias lembrou que governo, moinhos e produtores firmaram um acordo pelo qual os produtores receberiam o apoio necessário para elevar a produção a 50% das necessidades nacionais até 2006. Apesar de já terem atingido a meta neste ano, os plantadores estão desamparados, sem ter a quem vender o seu trigo.

O senador reclamou do governo a abertura dos contratos de venda, na forma de Aquisições do Governo Federal (AGF), e a liberação das linhas de crédito, na forma de Empréstimos do Governo Federal (EGF). Osmar denunciou a fraude com o trigo argentino, que estaria entrando no Brasil na forma de pré-mistura, mas com a adição de 0,3% de sal, o que não estaria nas especificações necessárias para o pagamento de imposto de importação de 5%, contra os 20% devidos na importação do trigo pura e simplesmente.

- O governo está deixando a coisa solta, o que acabará desestimulando os triticultores - disse Osmar Dias. Ele lamentou que parlamentares donos de moinhos tenham impedido a votação de um projeto de sua autoria com regras tributárias que dificultariam a fraude.



21/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias: produtores de trigo e milho enfrentam grave crise, mas o 'governo não está nem aí'

Osmar Dias pede ao governo que use o trigo do produtor nacional para evitar aumento de preços

Osmar Dias quer auxílio para produtores de trigo

Osmar Dias adverte: "Pode faltar trigo em junho"

OSMAR DIAS QUER REDUZIR ALÍQUOTA DO ICMS COBRADO DA FARINHA DE TRIGO

Osmar Dias avisa que irá cobrar compromisso do governo