OSMAR DIAS QUER PREVENIR A CORRUPÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
-- É desgastante para o Legislativo, criar CPIs para investigar atos que já enlamearam a administração e quantificar dinheiro público que já sumiu. Muito mais produtivo seria combater a corrupção no nascedouro impedindo, com instrumentos ágeis de fiscalização e ação efetiva, que venha a ocorrer malversação de recursos - argumentou.
Como contribuição para os trabalhos da Comissão, Osmar Dias apresentou projeto de lei aperfeiçoando a fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU), através da exigência de emissão de Certificado Anual de Regularidade para todas as obras e serviços terceirizados da Administração Direta, Autárquica ou Fundacional que excedam a quantia de R$ 20 milhões. Caberá à Comissão Mista de Orçamento avaliar esses certificados, antes de aprovar novas verbas orçamentárias ou suplementares para essas obras.
O projeto prevê, ainda, que o TCU deverá permitir, aos parlamentares, acesso direto a todos os seus processos e auditorias, inclusive aos ainda em andamento. O TCU também será obrigado a examinar e aprovar, previamente, todos os editais de licitações para obras e serviços terceirizados do Poder Executivo.
Um segundo projeto de lei estabelece novos critérios para nomeação de ministros do TCU, exigindo dos candidatos experiência de dez anos na Administração Pública, não filiação partidária nos cinco anos anteriores à sua indicação e sem estar respondendo a processos judiciais ou contra a Administração Pública. Segundo Osmar Dias, o escândalo de desvio de verbas na obra do TRT de São Paulo mostrou haver necessidade de mais profissionalização dos quadros do TCU.
O senador pelo Paraná apresentou um terceiro projeto de lei, prevendo que qualquer servidor público respondendo a processo judicial, e que esteja foragido da Justiça sem comparecer às audiências, deverá ter sua remuneração suspensa, até que se apresente às autoridades. "É injusto para a sociedade que o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, no mínimo um ladrão do dinheiro público, continue a receber R$ 10 mil mensais, pagos pelo contribuinte brasileiro", concluiu Osmar Dias.
03/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
OSMAR DIAS QUER TORNAR HEDIONDOS CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
OSMAR DIAS QUER DISCUTIR COM LERNER ADMINISTRAÇÃO DO PARANÁ
Mais rigor contra corrupção na administração pública
Especialistas debatem ações de combate à corrupção na administração pública
Osmar e Álvaro Dias assinam pedido de CPI da Corrupção
Osmar Dias assina requerimento para a CPI da corrupção