Osmar Dias diz que o agronegócio não pode ser tratado de forma pejorativa



Em pronunciamento nesta terça-feira (12), o senador Osmar Dias (PDT-PR) lamentou que o agronegócio esteja sendo tratado de modo pejorativo no Paraná, tendo em vista que o setor é a base da economia daquele estado, responsável por 44,5% das exportações brasileiras nos quatro primeiros meses de 2009, e ainda por 44% dos empregos gerados no país.

Osmar Dias afirmou que o agronegócio, um setor que "não pode ser desrespeitado nem tratado com desfaçatez e com desprezo", tem sido discriminado e "considerado por alguns como um problema". Ao reiterar a importância do setor para a economia brasileira, Osmar Dias lembrou que enquanto as exportações caíram 17,5% no quadrimestre, foi o agronegócio que segurou os números no patamar em que estão.

- Em 2008 o superávit do agronegócio foi de 60 bilhões e o de todas as atividades econômicas foi 25 bilhões. Para quem sabe fazer contas é fácil calcular que se não fosse o agronegócio a balança comercial teria sido negativa em 35 bilhões - assinalou o senador, acrescentando que nesse momento de crise, quando a indústria, os serviços e o turismo estão em queda, a agricultura vem segurando empregos e o crescimento do país.

Osmar Dias disse ainda que o agronegócio brasileiro poderá ser favorecido por medidas que vêm sendo adotadas por outros países diante da crise financeira global . A exemplo da China, que estaria reforçando a importação de commodities, e dos Estados Unidos, que teriam chegado à conclusão de que a importação do álcool produzido no Brasil seria mais lucrativa ao meio ambiente do que a produção de etanol a partir do milho.

O senador disse ainda que o Brasil não pode descuidar de sua política de abastecimento. Em sua opinião, o país precisa com urgência produzir trigo, como forma de evitar a dependência do produto importado da Argentina.



12/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias diz que agronegócio pode se desenvolver com preservação ambiental

Meio ambiente não pode ser tratado de forma marginal, diz ministra em seminário

Osmar Dias analisa reflexos de MPs sobre agronegócio brasileiro

Osmar Dias ressalta papel do agronegócio no crescimento da economia do Paraná

Fundeb não pode onerar municípios, diz Osmar Dias

Lula pode tornar-se inelegível, alerta Osmar Dias