OTONIEL DESTACA MOVIMENTO PARA SALVAR O RIO ARAGUAIA



O senador Otoniel Machado (PMDB-GO) ressaltou a importância da nova lei ambiental que foi à sanção do presidente da República, salientando que esse novo diploma legal reafirma a soberania brasileira em traçar sua própria política de meio ambiente.

Na sua opinião, "foi preciso que o quadro de destruição do meio ambiente chegasse ao imponderável" para que a questão fizesse parte da pauta de discussão dos países. E nesse sentido, diz, o Brasil, ao aprovar a nova lei, dá um salto de qualidadee demonstra tratar a matéria com a seriedade que merece.

No mesmo discurso, o senador por Goiás manifestou a sua preocupação com a situação da região do rio Araguaia, onde, segundo ele, as nascentes estão morrendo por causa da erosão resultante da ocupação irracional do solo nas últimas três décadas. O fenômeno está destruindo "um dos maiores mananciais de água potável do Brasil", lamentou.

Segundo Otoniel Mahado, o rio Araguaia, além de oferecer condições favoráveis à agricultura e à pecuária, apresenta uma situaçãoestratégica de navegação comercial já que, como afirmou, no período das cheias, será possível transportar, pela hidrovia Tocantins-Araguaia, quase 10 milhões de toneladas de grãos.

O senador destacou encontro,realizado na cidade de Alto Araguaia, em Mato Grosso, de procuradores dos Estados deGoiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio de Janeiro, que resultou na criação do Movimento de Salvação do Rio Araguaia.

05/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


OTONIEL DESTACA DESAFIOS POLÍTICOS DE 1998

OTONIEL DESTACA PROGRESSO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

OTONIEL DESTACA DESEMPENHO DO BANCO DO ESTADO DE GOIÁS

OTONIEL DESTACA SUA LUTA PELA CRIAÇÃO DE EMPREGOS

OTONIEL DESTACA ARTIGO DO GOVERNADOR DE GOIÁS EM APOIO À REELEIÇÃO DE FHC

OTONIEL MACHADO DESTACA PARTICIPAÇÃO DO SENADO EM FEIRA DO LIVRO EM GOIÂNIA