OTONIEL DESTACA PROGRESSO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO



A sonhada interiorização do Brasil pode começar a se efetivar por meio da articulação de políticas de ciência e tecnologia, afirmou hoje (dia 22) o senador Otoniel Machado (PMDB-GO), ao destacar "a visão de estadista do presidente Fernando Henrique Cardoso, que colocaa ciência e tecnologia como uma das estratégias seguras para alçar o Brasil a um novo tempo de prosperidade".

- O chefe do Executivo brasileiro preside apenas dois conselhos: o de Política Externa e Defesa Nacional e o de Ciência e Tecnologia. Este fato dá bem a dimensão da importância deste setor para um país que quer vencer os seus desafios e se projetar como grande nação - acrescentou.

Otoniel Machado disse que os crescentes investimentos na área da pesquisa científica e a democratização do acesso aos avanços tecnológicos indicam que o Brasil ingressará no Terceiro Milênio em condições altamente favoráveis para um grande salto de desenvolvimento. Ele informou, a propósito, que o Ministério da Ciência e Tecnologia trabalha com a estimativa deque os investimentos subam, nesta área, para 1,6% do PIB, até 1999.

O senador elogiou a iniciativa do governo goiano de criare estruturar a Secretaria da Ciência e Tecnologia para, conforme ressaltou, introduzir o estado na linha de frente da pesquisa científica e tecnológica. "O estado de Goiás, por intermédio da ação firme e segura do governador Maguito Vilela, vem conseguindo executar um projeto de modernização de sua economia", disse.

Em aparte, o senador Júlio Campos (PFL-MT) disse que o Brasil só será uma nação de primeiro mundo quando passar a aplicar maior volume de recursos em ciência e tecnologia. Setor no qual, segundo Júlio Campos, o governo tem investido um percentual muito aquém das expectativas.



22/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE examina regulamentação do fundo de desenvolvimento científico e tecnológico

Brasil e Reino Unido discutem intercâmbio científico e tecnológico

Aguarda votação em Plenário PEC que incentiva desenvolvimento científico e tecnológico

CCJ vota regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Rollemberg registra início da construção do Parque Científico e Tecnológico da UnB

Regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vai à sanção