OTONIEL: PREVENÇÃO E CPMF SÃO SOLUÇÕES PARA SAÚDE
O senador Otoniel Machado (PMDB-GO) defendeu hoje (dia 1º) a criação de programas de medicina preventiva e a manutenção da cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) no ano que vem,com o objetivo de enfrentar os problemas da saúde no Brasil.
A prevenção, conforme frisou,é a receita mais eficiente para a mudança do comportamento epidemiológico de diversas doenças. "Simples e de baixo custo, a medicina preventiva salva milhares de vidas e evita milhares de mortes", disse. Ele defendeu também programas de combate à fome e à miséria como prevenção às causas de moléstias.
Em relação à CPMF, o senador afirmou que a saúde não pode prescindir, em 1998, dos R$ 6 bilhões que, neste ano, estão sendo usados, principalmente para o pagamento de dívidas. "Superada esta etapa, estes recursos podem funcionar como a tábua de salvação para, pelo menos, amparar um projeto consistente de atendimento à população nos hospitais públicos", salientou.
O pronunciamento de Otoniel Machado foi elogiado, em apartes, pelos senadores Levy Dias (PPB-MS), Romeu Tuma (PFL-SP) e Carlos Patrocínio (PFL-TO).
01/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
OTONIEL DEFENDE FINANCIAMENTO ESTÁVEL PARA SAÚDE
OTONIEL PEDE QUE MUNICÍPIOS ASSUMAM SERVIÇOS DE SAÚDE
Subcomissão quer soluções para Sistema Único de Saúde
Secretários de saúde pedem aprovação da CPMF, com aumento gradual nos repasses para a saúde
Prefeita de Esteio anuncia na Comissão de Saúde soluções para o problema do lixo
Saúde: Secretaria Estadual da Saúde inicia 'Semana do Trauma' com simulações e prevenção de acidente