OTONIEL PEDE QUE MUNICÍPIOS ASSUMAM SERVIÇOS DE SAÚDE



Os municípios brasileiros devem assumir plenamente os serviços de saúde, cumprindo a filosofia do Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação foi feita em plenário hoje (26) pelo senador Otoniel Machado (PMDB-GO) ao senador José Serra (PSDB-SP), que assumirá o cargo de ministro da Saúde na próxima semana. "Este é um desafio importante que terá o novo ministro."

O senador propôs ainda que o SUS aumente os valores pagos pelos serviços dos hospitais e médicos conveniados. Para ele, os preços atuais "não são toleráveis", citando que o Ministério da Saúde paga apenas R$ 2,70 por cada consulta médica. O custo de um dia de tratamento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais tem um custo aproximado de US$ 900,00, mas o SUS paga somente 10% desse valor, acrescentou.

Outra medida que irá contribuir para um melhor atendimento médico no país, conforme o senador, é a regulamentação dos planos de saúde, em discussão no Senado. "Hoje há uma convivência descontrolada e anárquica entre o sistema público e privado", observou.

Depois de prever melhores dias neste setor com a posse de José Serra, Otoniel Machado elogiou o trabalho do ministro demissionário, Carlos Albuquerque. "Ele promoveu uma reorganização administrativa consistente no Ministério da Saúde. Para tanto, extinguiu órgãos deficitários, eliminou focos de desmandos, conteve desvios administrativos e descentralizou vários órgãos decisórios", destacou.



26/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Contrato federativo integra serviços de Saúde nos municípios

OTONIEL MACHADO ALERTA PARA CRISE NOS MUNICÍPIOS

Serviços de atenção básica do programa Saúde da Família chegarão a mais 56 municípios

JEFFERSON PEDE REGULAMENTAÇÃO DOS SERVIÇOS PRIVADOS DE SAÚDE

OTONIEL DEFENDE FINANCIAMENTO ESTÁVEL PARA SAÚDE

OTONIEL: PREVENÇÃO E CPMF SÃO SOLUÇÕES PARA SAÚDE