Ouvidoria aproxima ainda mais cidadão do Parlamento



Além de esclarecer dúvidas dos gaúchos, Ouvidoria será um canal para receber críticas e sugestões,adiantou o presidente da Casa,deputado Sérgio Zambiasi, na solenidade de instalação do novo órgão do Parlamento

Ceder o conflito ao entendimento, as divergências ao diálogo e os questionamentos às respostas. Assim nasce a Ouvidoria Parlamentar da Assembléia Legislativa do Estado, segundo definição do presidente do Parlamento gaúcho, deputado Sérgio Zambiasi(PTB). Ao se manifestar ontem durante a solenidade de instalação do novo órgão do Legislativo, o presidente da Assembléia ressaltou que, com a Ouvidoria, a Casa consolida a sua transparência e a sua abertura para receber as demandas do povo.

Zambiasi lembrou que se chama Ouvidoria exatamente porque ouve pedidos, requerimentos e súplicas da população. Ele garantiu que “os gaúchos perguntarão e a Assembléia responderá, e que todas as informações serão oficiais.

O presidente do Legislativo entende que está estabelecida uma conexão entre o Poder Legislativo e a população, que o Parlamento representa. “Aqui serão esclarecidas as mais diversas questões. " Mais do que isso, a Ouvidoria será também uma via de recebimento de críticas e sugestões, anunciou Zambiasi, lembramdo que o Parlamento gaúcho demonstra coerência e está atento às demandas do seu povo. Ao tomar posse como presidente do Poder Legislativo, em janeiro deste ano, o deputado assumiu o desafio e o compromisso de que nenhuma pergunta ficaria sem resposta.

Sérgio Zambiasi revelou que se a população não ficar satisfeita com a resposta a sua indagação, deverá insistir até que tudo fique esclarecido. Para isso, o presidente disse que a Ouvidoria utilizará a melhor tecnologia, viabilizando uma estrutura eficiente e um fluxograma de informações.

Sobre o deputado Otomar Vivian(PPB),que exercerá a função de ouvidor-geral, Zambiasi disse que é um homem aberto ao diálogo. Otomar Vivian, o deputado Manoel Maria(PTB),sub-ouvidor, e toda uma equipe serão responsáveis pelas respostas reivindicadas pela população.

Modelo

O ouvidor-geral, deputado Otomar Vivian, disse que a honra em estar na coordenação da Ouvidoria é redobrada “na medida em que integro uma Assembléia que, por força da atuação de seus deputados e pela qualificação dos seus servidores, é modelo reconhecido em todo o País”.

Otomar Vivian também ressaltou que “ o espírito de trabalho, que envolve a consolidação do processo legislativo, de forma transparente, interativa e transformadora, com uma postura pioneira, nos faz avançar nas formas de aproximação do Parlamento com a sociedade, garantindo que os cidadãos gaúchos participem ativamente da construção da cidadania".

O parlamentar lembrou outras iniciativas da Assembléia no processo democrático e na manifestação da cidadania, como o Fórum Democrático, as tecnologias de informação, as atividades de interiorização da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes.

Participação

Em seu primeiro dia de funcionamento, a Ouvidoria da Assembléia recebeu, até o momento, mais de 30 ligações, A maioria é do interior do Estado. O primeiro cidadão a ligar foi de Santa Maria. A população pode acessar a Ouvidoria através do 0800 541 2333 ou do site www.al.rs.gov.br, por e-mail. O horário de funcionamento é das 12h às 19h, segunda à sexta-feira.

Participaram da solenidade de instalação da Ouvidoria o secretário de Coordenação e Planejamento, Adão Villaverde, representando o governador do Estado; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Felipe Vasquez de Magalhães; o procurador-geral de Justiça, Cláudio Barros Silva; o prefeito da Caçapava do Sul, Jorge Abdalla; o representante do prefeito de Canoas, Paulo Josué; o representante da Fiergs, Humberto Busnello, e o presidente da Federasul, Humberto Ruga, além dos deputados estaduais.


11/06/2001


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