PAC 2 conclui 38,5% das obras previstas até 2014



O valor total de obras finalizadas atingiu R$ 272,7 bilhões. Esse resultado é 82% superior ao mesmo período do ano passado, quando o volume de obras concluídas era de R$ 80,2 bilhões. Em termos de investimento, foram executados 40,4% do total previsto até 2014

 

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) concluiu, até setembro de 2012, 38,5% das ações previstas para o período 2011-2014. O valor total de obras finalizadas atingiu R$ 272,7 bilhões. Esse resultado é 82% superior ao mesmo período do ano passado, quando o volume de obras concluídas era de R$ 80,2 bilhões. O 5º balanço do programa foi divulgado nesta segunda-feira (19).

Em termos de investimento, foram executados 40,4% do total previsto até 2014. Até setembro, foram investidos R$ 385,9 bilhões em obras de infraestrutura logística, social e urbana. O valor é 19% superior ao resultado de junho desse ano e 26% maior do que o mesmo período do ano passado.

Os recursos investidos com Orçamento Geral da União (OGU) chegaram a R$ 26,6 bilhões, um aumento 28% em relação ao mesmo período de 2011. E os valores já reservados para o pagamento de ações em andamento teve um aumento de 66% em relação a 2011, atingindo a marca de R$ 29,5 bilhões.

Transporte

No Eixo de Transportes, o PAC 2 concluiu obras em 1.120 km de rodovias em todo o Brasil. Há, ainda 8.113 km de obras em andamento em todo o país. Destes, 2.795 km são obras de duplicação e adequação e 5.318 km, de novas construções e pavimentação. 

Neste ciclo, destaca-se a conclusão dos dois lotes de duplicação da BR-101 (RN), estratégica para o desenvolvimento econômico da região Nordeste; e da pavimentação da BR-470 (RS), que melhorará o escoamento da produção local e o acesso aos portos de Santa Catarina.

A manutenção e construção de estradas vicinais no país serão beneficiados pelas 1.275 retroescavadeiras já entregues a 1.299 municípios. 

De acordo com o balanço, há 2.672 km de ferrovias sendo construídas e 459 km foram concluídos, sendo 283 km de três lotes da Norte-Sul; 163 km da Ferronorte; e 13,2 km relativos ao rebaixamento da Linha Férrea Maringá.

A conclusão do trecho da Ferronorte, que liga Alto Araguaia a Itiquira, é de grande importância para o escoamento da produção agrícola da Região Centro-Oeste.