Padrão de qualidade da castanha de caju vai à consulta pública



Com o objetivo de definir um padrão oficial de classificação da amêndoa da castanha de caju, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou na quarta-feira (20), portaria que submete à consulta pública o Projeto de Instrução Normativa que dispõe o regulamento técnico do produto.

As sugestões podem ser encaminhadas pela sociedade ou segmento produtivo interessado para a Coordenação-Geral de Qualidade Vegetal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.

O projeto define requisitos de identidade, qualidade, amostragem, modo de apresentação e a marcação ou rotulagem, nos aspectos referentes à classificação do produto. Um dos artigos do documento determina que a amêndoa seja comercializada a granel ou embalada em materiais apropriados. 

Outro artigo destaca que a confecção e capacidade das embalagens devem estar de acordo com a legislação especifica e não será admitido mistura de lotes dentro de uma mesma embalagem. 

A consulta pública ficará disponível por 90 dias a contar da data da publicação no Diário Oficial da União (DOU). O projeto de IN pode ser conferido aqui e as sugestões devem ser enviadas para o email [email protected].

Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento



21/11/2013 12:20


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA ESTRANHA AUTORIZAÇÃO DE PARA IMPORTAÇÃO DE CASTANHA DE CAJU

Ministério da Agricultura aprova regras para importação de castanha de caju

Ministério aprova normas para importação castanha de caju da Costa do Marfim

Prorrogada consulta pública sobre padrão de troca de informações da saúde suplementar

Consulta pública avalia qualidade dos planos de saúde

Inmetro faz consulta pública sobre qualidade dos capacetes de motociclistas