ALCÂNTARA ESTRANHA AUTORIZAÇÃO DE PARA IMPORTAÇÃO DE CASTANHA DE CAJU



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) condenou nesta segunda-feira (dia 19) a autorização concedida pelo Ministério da Agricultura para a importação de 26 mil toneladas de castanha de caju in natura de vários países africanos, destinadas a seis empresas que beneficiam o produto no Ceará. A operação, sustenta o senador, pode colocar em risco a agricultura do caju no Brasil.
O parlamentar reforçou suas suspeitas de algo estranho estar acontecendo na importação desse montante de castanha de caju, uma vez que os produtores cearenses têm expectativa, para este ano, de uma excelente safra. Parte do carregamento, acrescenta Alcântara, já se encontra no porto de Fortaleza, tendo chegado sem que fossem observadas, pelo Ministério, as exigências mínimas para certificar a qualidade do material importado.
Lúcio Alcântara disse que há o agravante de o Ministério da Agricultura ter concedido a autorização sem a cautela de estabelecer exigências indispensáveis à proteção da produção cearense.
- O fato do descumprimento absoluto de todas as exigências de proteção estabelecida pelo próprio Ministério torna impossível o desembarque dessa primeira partida de castanha de caju - advertiu.

19/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério da Agricultura aprova regras para importação de castanha de caju

Ministério aprova normas para importação castanha de caju da Costa do Marfim

Padrão de qualidade da castanha de caju vai à consulta pública

ALCÂNTARA QUER SOLUÇÃO PARA FINANCIAMENTO DA PRODUÇÃO DE CAJU

Mozarildo pede agilidade na autorização para importação de combustível venezuelano

Produção de castanha do Pará terá controle de qualidade